Investimento em agroindústria destaca Mato Grosso na Lei do Bem

Você está visualizando atualmente Investimento em agroindústria destaca Mato Grosso na Lei do Bem
Foto: Julia Oviedo

Durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), realizada na tarde de terça-feira (20/08), o coordenador de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marconi Albuquerque, revelou que mais de R$ 403 milhões dos R$ 472 milhões investidos na Lei do Bem foram direcionados à pesquisa e desenvolvimento na agroindústria em Mato Grosso.

A Lei do Bem, que incentiva atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em empresas brasileiras, concede benefícios fiscais para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), abrangendo pesquisa básica, aplicada, desenvolvimento experimental, tecnologia industrial básica e serviços de apoio técnico.

Embora o montante investido seja significativo, Albuquerque observou que a participação de Mato Grosso ainda é modesta. O estado conta com apenas 43 das quase 3.500 empresas brasileiras beneficiadas pela Lei do Bem e apresentou apenas 72 projetos, em comparação com os 13.789 projetos do país inteiro.

Apesar desse panorama, Albuquerque vê um grande potencial para o estado. “A Lei do Bem é uma ferramenta crucial para aumentar a competitividade das empresas. Mato Grosso possui um potencial imenso para aproveitar esses incentivos”, afirmou.

Os principais desafios enfrentados pelo MCTI incluem a complexidade e a burocracia associadas à lei, o desconhecimento, especialmente entre as pequenas empresas, a interpretação da legislação e a falta de uma cultura voltada para inovação nas organizações.

Para superar esses obstáculos, o MCTI tem promovido a Lei do Bem por meio de parcerias com federações e ambientes de inovação, além da criação de pontos focais em cada estado e ações de divulgação, como workshops e eventos. O programa “Embaixadores da Lei do Bem” foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a conscientização e a participação.

Rodrigo Crosara, presidente do Cointec, destacou a importância da divulgação da Lei do Bem. “Mato Grosso é o estado que mais cresce no país e, para continuarmos esse crescimento, precisamos de acesso a crédito, pesquisa e inovação. Agradeço ao ministério pela iniciativa e pelo apoio contínuo”, afirmou.

Para mais informações sobre a Lei do Bem, visite: Guia da Lei do Bem.

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário