Tornar obrigatória a liberação de visita à cozinha de bares, restaurantes e afins, quando solicitado pelo cliente. Essa é a proposta do Projeto de Lei n° 789/20, apresentado durante a sessão remota da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) de quarta-feira (16).
Segundo o autor do projeto, deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas), essa propositura se dá para o cumprimento do que já estabelece o Código de Defesa do Consumidor, em relação ao que diz respeito ao consumo de alimentos fora de casa.
“O possível acesso à cozinha pelos consumidores conduzirá à adequação dos estabelecimentos comerciais a padrões de qualidade e higiene necessários à proteção do consumidor”, defendeu Paulo Araújo.
O artigo 4° do projeto prevê que os estabelecimentos deverão manter, em local visível aos clientes, o aviso sobre a possibilidade da visita, de modo a incentivar a visitação da cozinha e dependências por parte dos consumidores.
A ideia de visita às cozinhas de bares e restaurantes vincula-se ao direito à informação aplicada na Política de Proteção ao Consumidor, além disso, funciona como uma medida salutar que colabora com a higiene nos estabelecimentos.
“A visitação da cozinha e outras dependências onde sejam preparados e armazenados os alimentos proporcionará o conforto aos clientes de saberem as condições de trabalho e a situação estrutural das cozinhas e a qualidade dos alimentos que estão sendo preparados”, concluiu Araújo.
Com informações da Ascom AL/MT