Com o objetivo de fomentar as viagens em Mato Grosso, agentes de turismo e empresários do setor se reuniram nesta semana para participar de rodadas de negócio online.
Segundo o secretário adjunto de turismo, Jefferson Moreno, a ação tem como objetivo fomentar o setor.
“Muitos mato-grossenses não conhecem o próprio Estado e com essa retomada do turismo, é provável que ocorra um desenvolvimento interno. Então, essa rodada virtual é uma das formas da Secretaria para promover mais o turismo regional, dando mais oportunidade para a população conhecer as belezas da região”, afirma.
Para que houvesse mais dinâmica entre compradores e vendedores, as reuniões foram divididas em Polo Pantanal na terça-feira (13/10) e Polo Cerrado na quarta-feira (14/10). As reuniões dos Polos Amazônia e Araguaia deverão ocorrer nos dias 27 e 28 de outubro, respectivamente.
De acordo com a coordenadora de promoção da Secretaria Adjunta de Turismo, Simone Lara, são disponibilizadas cinco salas virtuais na plataforma desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Com isso, serão 11 vendedores e 15 compradores (agentes de viagens) que irão dialogar entre eles por cinco minutos. “Eles ficam conversando entre si nesse tempo e quando finaliza vai para outra a pessoa”, explica Simone.
Para Glaucia Regina da Silva, representante das empresas Compassos Tour e Visite MT, não houve dificuldade com a ferramenta. “Eu me adaptei bastante com a forma on-line, então seria legal se houvesse uma alternância entre esse modelo e o presencial”. A representante conseguiu fechar parcerias com pousadas na primeira rodada e na segunda conseguiu apresentar alguns projetos de roteiros. “Foi uma excelente oportunidade para fazer novos negócios e nos aproximarmos dos colegas. Confesso que não achei que isso fosse acontecer, mas me surpreendi”, relata.
Empresários e agentes de viagens estão recebendo convites da Seadtur para participar das rodadas de negócios, entretanto, apenas quem é cadastrado no Cadastur pode ingressar nas reuniões.