Confiança do comerciante em Cuiabá chega ao quinto aumento consecutivo em novembro

Você está visualizando atualmente Confiança do comerciante em Cuiabá chega ao quinto aumento consecutivo em novembro
Festas de fim de ano contribuem para o faturamento das empresas, mesmo que em nível menor do que o registrado no ano passado. (Imagem: Freepik)

Novembro registrou novamente melhora consecutiva do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, atingindo 124 pontos. O índice atual da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Fecomércio-MT, se aproxima do patamar alcançado em novembro do ano passado (129 pontos).

Chegando a 96 pontos, aumento de 8%, próximo ao nível de otimismo (acima de 100 pontos), o destaque mensal da pesquisa ficou para o componente que avalia as condições atuais do empresário do comércio. Ainda assim, o valor é 7,4% menor se comparado com o registrado em novembro passado (103,6 pontos).

Segundo o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, as festas de fim de ano contribuem para o faturamento das empresas, mesmo que em nível menor do que o registrado no ano passado, devido aos efeitos da pandemia por Covid-19.

“Mesmo com os resultados inferiores aos do ano passado, a pesquisa apontou a quinta melhora consecutiva, o que contribui para aquecer ainda mais o varejo na capital e no estado”. 

O índice que mede as intenções de investimento também se mostrou positivo no mês, com alta de 2,3%, atingindo 112,9 pontos. O resultado atual está 1,6% abaixo do verificado em setembro de 2019, quando computava 114,7 pontos. Com relação à contratação de funcionários, houve aumento de 4,9% sobre o mês anterior e de 3% na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando 145,8 pontos.

Das 181 empresas entrevistadas, 86,8% das empresas pretendem contratar funcionários neste período. Das empresas que possuem mais de 50 funcionários, todas têm expectativas de aumentar o quadro de funcionários. Já as que empregam até 50 funcionários, o índice cai para 86,5%.

Com informações: Ascom Fecomércio-MT

Deixe um comentário