Com o objetivo de debater alternativas de renda e lucro, em especial para as mulheres rurais, agricultores familiares do Assentamento Rural Tibagi, localizado no município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá), realizaram no último sábado, na Comunidade Vila Nova, uma reunião e a primeira feira da agricultura familiar.
O evento contou com a participação de 80 produtores. O assentamento possui uma área de 115 mil hectares e 1.480 lotes, com no máximo 100 hectares por família.
Segundo o engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Robson Vicente de Almeida Lobo, no assentamento os agricultores trabalham com a pecuária de leite, corte, cultivo de soja, mandioca, maracujá e outros. A produção de leite gira em torno de 15 mil litros por dia e o plantel bovino é de 90 mil cabeças. A cultura da soja ocupa uma área de plantio de 5 mil hectares.
O assentamento Tibagi possui uma população acima de mil famílias que estão divididas nas seguintes comunidades: Toca da Onça, Vila Boa Esperança, Vila Nova, Bom Futuro, Corgão e Novo Brasil (Santa Luzia).
Durante o evento, Robson proferiu palestra e abordou os temas: assistência técnica e extensão rural, associativismo, empreendedorismo, Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e mudas frutíferas. A criação de uma feira no assentamento surgiu após algumas reuniões feitas pela produtora rural Cristiane Paixão e Empaer, que queria apoio para um projeto de geração de renda para as mulheres e jovens rurais.
A primeira feira trouxe diversos produtos para comercialização, tais como doces, queijos, ovos, frutas, verduras, bolos, requeijão, pimenta, picles, artesanato e outros. A produtora rural Cristiane fala que a mobilização para a criação da feira surgiu da necessidade de garantir renda extra as mulheres.
“Diante do primeiro evento já decidimos que a feira poderá ser realizada a cada 15 dias, aos sábados. No futuro faremos toda semana. Esse é o jeito que encontramos para comercializar nossos produtos e ter uma renda extra para ajudar em casa”, explica Cristiane.
Participaram do evento representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gilberto Rodrigues Nogueira, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), André Barreto e outros.
Com informações: Cenário MT