Distribuir os resultados entre seus associados é um dos diferenciais em participar de uma instituição financeira cooperativa de crédito. A distribuição de resultados começou a ser paga pela Sicredi Sul MT no final do último mês, através de juros ao capital social, um montante de aproximadamente R$ 2,04 milhões será pago proporcionalmente na Conta Capital de cada um, o valor beneficiará os mais de 45 mil associados da cooperativa.
O Capital Social é parte do patrimônio de uma Instituição Financeira Cooperativa e é composto pelo capital de todos os que se associam a ela. Confere solidez à cooperativa e pode ser usado como uma poupança em longo prazo. Anualmente, o associado recebe o valor referente aos juros desta aplicação.
O presidente da Sicredi Sul MT, Marco Tulio, destaca que a remuneração de juros ao capital valoriza ainda mais o associado que movimenta sua vida financeira no Sicredi e o incentiva a participar cada vez mais da cooperativa.
“Esse pagamento é uma forma de demonstrarmos o nosso reconhecimento ao associado, que investe na cooperativa e confia o recurso à cooperativa. Pelo fato de que a cooperativa tem entregado bons resultados e apresentado bons números, com crescimento na casa de dois dígitos, foi possível remunerar o capital do nosso associado”, aponta.
Marco Tulio explica ainda que esse valor será depositado na conta capital dos associados e com uma remuneração mais alta do que aplicações mais conservadoras, como a poupança, tem pago.
“O valor pode parecer pequeno, mas a porcentagem da remuneração está cerca de 30% acima do que a poupança paga atualmente e a partir de hoje nossos associados podem procurar seu gerente para conferir o valor”.
O pagamento de juros ao capital social inicia a distribuição de resultados de 2020 realizado pela cooperativa e poderá ser conferida pelo associado através do app, internet banking ou com o seu gerente.
Juros ao Capital Social, entenda
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa feita de pessoas que não possui clientes, e sim sócios. No momento da abertura da conta, há um aporte financeiro. Este recurso irá compor o capital social da cooperativa, dando ao associado voz e vez nas decisões que definirão os próximos passos da cooperativa, participação nos resultados e acesso a produtos e serviços financeiros.
Esse aporte financeiro vai direto para o Capital Social da cooperativa que é composto pelas quotas-partes dos associados. A quota-parte é um valor em dinheiro que cada sócio deposita em seu nome na cooperativa. O capital social fortalece a cooperativa e permite aumentar a capacidade de captar e emprestar recursos.
A quota-parte, por sua vez, é administrada pela cooperativa e beneficia o associado de muitas maneiras, ao longo de sua permanência na cooperativa. Se o associado deixar de fazer parte do Sicredi, esse valor será restituído, acrescido dos resultados compartilhados ao longo dos exercícios e dos juros ao capital.
Sobre a Cooperativa – A Cooperativa Sicredi Sul MT é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A., comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Presente nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Taquari, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, São José do Povo, Ouro Branco do Sul, Guiratinga e Tesouro, possui mais de 45 mil associados. Mais informações estão disponíveis aqui.