Dia Das Mães promete alta nas vendas, segundo Instituto de pesquisa Acir

Você está visualizando atualmente Dia Das Mães promete alta nas vendas, segundo Instituto de pesquisa Acir
Mais de 72% dos consumidores irão presentear no Dia das Mães, e é no comércio local a grande porcentagem da Intenção de Consumo. (Imagem: Freepik)

O Instituto de Pesquisa ACIR – IPA, saiu a campo para saber qual será o comportamento do consumidor de Rondonópolis na segunda data mais esperada em vendas. E este ano, os números impressionam, o Dia das Mães promete ser um marco na retomada econômica que está cada vez mais forte.

Segundo as pesquisas de Intenção de Compras e Expectativa de vendas realizadas pelo IPA entre os dias 19 e 30 de abril, mais de 72% dos consumidores irão presentear no Dia das Mães, e é no comércio local a grande porcentagem da Intenção de Consumo, 88,72% dos consumidores que irão presentear, pretendem realizar suas compras em Rondonópolis, promoções e bom atendimento é o que os consumidores esperam.

A alta nas vendas promete aquecer a geração de emprego e renda no município e no país. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima para o Dia das Mães deste ano um volume de vendas de R $12,2 bilhões em todo o país, o que representa aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R $8,26 bilhões).

Intenção de Compras em Rondonópolis

Roupas foi a opção de presente mais respondida pelos entrevistados (32,26%), que responderão que irão presentear no Dia das Mães (72,73%), em segundo os perfumes (27,02%) e em terceiro as lembrancinhas (14,52%).

As formas de pagamento que os entrevistados pretendem utilizar são dinheiro (44,35%), cartão de crédito parcelado (19,95%), cartão de débito (17,34%), cartão de crédito à vista (14,52%) e crediário (4,84%).

Para 41,53% dos entrevistados, o gasto será de até R$ 100,00 reais em presentes, e 27,42% responderam que pretendem gastar acima de R $200,00 reais com as compras para o Dia das Mães.

A maioria dos entrevistados (66,94%) irão realizar as compras nas lojas do centro de Rondonópolis, 16,94% disseram que pretendem comprar nas lojas do Shopping, e 4,44% pretendem comprar nas lojas dos bairros.

Expectativas de vendas dos comerciantes em Rondonópolis

De acordo com 80,50% dos entrevistados, a data do Dia das mães influencia diretamente nas vendas das empresas, para 11,32% a data não altera as vendas das lojas.

Mais de 77% dos entrevistados estão otimistas em relação a data e atribuem esta expectativa ao fato de ser a segunda melhor data para vendas no ano, os que disseram não ter expectativa (11,32%), atribuem a sensação de insegurança do atual cenário em que vivemos (pandemia, decretos, fechamento e abertura do comércio), aos que responderam estar pessimista (9,43%), atribuíram esta expectativa ao cenário atual de pandemia, aos decretos e aos lockdowns.

31,18% dos entrevistados esperam que as vendas aumentem de 11% a 20% comparado com as vendas do ano anterior, 20,43% esperam que aumente até 10% das vendas e, 18,28% esperam que o aumento seja entre 31% a 40% das vendas.

De acordo com os entrevistados, as redes sociais será a estratégia mais utilizada para atrair clientes no Dia das Mães (62,89%), em segundo lugar serão utilizadas promoções (44,03%) e em terceiro lugar as divulgações em geral (31,45%).

Deixe um comentário