Duas usinas de oxigênio foram instaladas em Sinop, no norte do estado, para atender até 250 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que recebe pacientes com Covid-19. O anúncio oficial foi feito nessa quarta-feira (12) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Sinop Energia. A previsão é que as usinas comecem a operar em 60 dias.
Um dos equipamentos será instalado no Hospital Santo Antônio, com capacidade para produzir 30 metros cúbicos de oxigênio por hora e atender 40 leitos de UTI, 160 leitos de internação, centro cirúrgico e maternidade.
Já o outro ficará na UPA Anete Maria Mota Maria, fornecendo 20 metros cúbicos por hora, levando oxigênio para até 50 leitos da unidade de pronto atendimento, 25 unidades básicas e atendendo até 100 pacientes que fazem uso domiciliar de oxigênio.
Além dos hospitais, as usinas também poderão abastecer os cilindros das unidades de saúde da rede pública na região.
O investimento total será de R$ 2,6 milhões para a instalação. Com isso, a economia será de R$ 175 mil mensais entre o abastecimento do filantrópico Santo Antônio e a possibilidade de recarga de cilindros externos do Hospital Dona Nilza, no município de Claudia.
Com informações Giro MT