Saiba como reduzir o custo e o desperdício na produção rural

Você está visualizando atualmente Saiba como reduzir o custo e o desperdício na produção rural
A tecnologia pode auxiliar em muitos ramos do agronegócio, mas diminuir custos e desperdício e, consequentemente, aumentar a lucratividade são pontos principais para o negócio no campo. (Imagem: Rawpixel)

O custo de uma produção rural pode ser decisivo para o sucesso de uma fazenda, já que, se ele for maior do que a receita gerada pela venda do produto final, não existe lucro. Por isso, ele é uma das grandes preocupações dos produtores rurais, que diariamente se dedicam em reduzir custos, eliminar desperdícios e otimizar processos para melhorar a produtividade.

Aliás, é imprescindível que a fazenda seja tratada como uma empresa e tenha todos os seus processos operacionais e administrativos muito bem mapeados e definidos, já que os resultados do negócio dependem disso. Aqui, a tecnologia entra como um grande auxílio para o rendimento operacional, de modo que todas as etapas aconteçam sem complicações e de maneira rápida, facilitando o dia a dia do produtor rural. Chega de papel e caneta.

Saiba como a tecnologia pode auxiliar a otimizar o dia a dia na gestão da sua fazenda.

Entenda quais são os custos da fazenda

A etapa primordial para diminuir os custos é entender quais são os principais deles, para assim identificar como poderá agir para reduzi-los. Nesse momento, todos os gastos dentro da propriedade devem ser avaliados, não só os custos fixos, como mão-de-obra, depreciação dos bens, taxas, impostos fixos, etc., mas também os custos variáveis, como energia elétrica, combustíveis e insumos usados na produção, reparo e combustível para maquinário e até possíveis despesas com transporte para compra de matéria-prima ou envio de produtos, entre outros.

Trata-se de um trabalho extremamente minucioso, já que nenhum valor pode ser esquecido ou o levantamento dos custos pode estar errado, dando margens para perda de dinheiro.

Como a tecnologia pode ajudar?

O produtor rural pode utilizar programas de computador desenvolvidos especificamente para fazer o gerenciamento de custos. Esses softwares oferecem planilhas matemáticas que calculam automaticamente os custos dos produtos finais a partir do preenchimento das despesas operacionais e administrativas, por exemplo. O ponto positivo de usar a tecnologia para definição de custos é não estar tão suscetível aos erros, ao contrário do velho método do papel e caneta, através do qual é mais fácil cometer erros e perder dados no meio do caminho.

As soluções tecnológicas costumam mostrar também a representatividade de cada elemento dentro do total, por exemplo: na fazenda X, 50% dos custos são aplicados aos maquinários, 30% dedicados a mão-de-obra e 20% se destinam a compra de matéria-prima e insumos. Assim, é possível identificar onde está sendo investido mais dinheiro e tentar entender como otimizar esses recursos sem afetar negativamente a produtividade da fazenda.

Elimine os desperdícios

Existem diversos pontos em uma produção rural onde podem acontecer desperdícios, como: insumos parados no estoque com data de validade vencida, planejamento errado no transporte de algum produto, fazendo com que a “produção pare” para esperar, tarefas mal elaboradas que resultam em erros ou retrabalhos, problemas no maquinário devido à falta de manutenção e falha humana. Por isso, é necessário avaliar com precisão onde estão os desperdícios de cada propriedade para que os erros possam ser corrigidos.

Como a tecnologia pode ajudar?

Pense em uma fazenda que está tendo muitas perdas com insumos vencidos. Para contornar a situação, ela deve investir em um software que faça o gerenciamento de todo o estoque, emitindo avisos quando um produto esteja perto do vencimento para que ele seja usado. Este é apenas um exemplo. A tecnologia conta com um grande leque de possibilidades para as propriedades rurais, desde programas de gestão até máquinas autônomas que são controladas remotamente.

Com informações DELL Technologies

Deixe um comentário