Associação têxtil de SC percorre algodoeiras de MT para conhecer produção

Você está visualizando atualmente Associação têxtil de SC percorre algodoeiras de MT para conhecer produção
Maior produtor de algodão do Brasil, Mato Grosso atraiu a atenção da Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). (Imagem: Divulgação)

Maior produtor de algodão do Brasil, Mato Grosso atraiu a atenção da Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). O grupo, que é uma associação da indústria têxtil daquele estado, está percorrendo lavouras para conhecer de perto as fases de plantio e realizar uma imersão sobre a produção dessa fibra, que é uma das principais matérias-primas para o ramo.

A comitiva do grupo catarinense foi recebida pela Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa). O tour iniciou pela região de Primavera do Leste (243 km de Cuiabá) no dia 15 e contou com programação de visitas a algodoeiras.

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realizou uma palestra aos empresários, a convite da SCMC, para apresentar o Movimento Sou de Algodão, que une todos agentes envolvidos na cadeia têxtil, para impulsionar a consciência coletiva e consumo responsável.

“Foi gratificante poder conhecer os desafios desse que é o início da cadeia têxtil brasileira. Saímos daqui com a certeza de que relacionamento com produtor terá um novo marco”, avaliou Moacir Fachini, diretor da Fakini Malhas. Quem também acompanhou o tour foi Bruno Bonet, da Fibrasul, associado da SCMC. “É muito importante estarmos em campo e poder fazer essa imersão”, considerou.

Além da palestra, os empresários também puderam acompanhar de perto a colheita de algodão na Fazenda Buriti e conheceram a Cooperativa de Produtores de Algodão (Unicotton). No tour, também visitaram a algodoeira Nova Geração, onde acompanharam a palestra do produtor rural Christoppher Barry Ward.

Para o presidente da Ampa, Paulo Sérgio Aguiar, o evento é importante para ressaltar a importância de toda a cadeia produtiva do algodão. “Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil, então, acabamos impactando na indústria têxtil. É importante ver que a associação se preocupa com o funcionamento da engrenagem e valoriza a atuação do campo”, ponderou.

SCMC

Trata-se de uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação e estimular ambientes. Mais de 50 empresas já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos.

Atualmente, 19 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Chantelle, Dalila Têxtil, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, HI Etiquetas, Karsten, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, Tecnoblu e Villa Têxtil.

Com informações Primeira Hora

Deixe um comentário