Em parceria entre as empresas MRS logística e a Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, foi inaugurado um modal ferroviário voltado ao transporte de celulose, em Pederneiras (SP).
Ao total, foram investidos pela empresa de logística e pela multinacional cerca de R$ 58 milhões, considerando o ramal ferroviário e o terminal.
A nova fábrica da multinacional Bracell em Lençóis Paulista (SP), precisará de uma complexa operação logística para o transporte da celulose como o modal ferroviário feito em parceria com a MRS logística. O produto chegará até o terminal em veículos rodo-trem, tipo sider, com uma capacidade estimada de até 8 veículos por hora. O espaço conta com um armazém de 9,6 mil m² voltado à recepção, manuseio, estocagem e expedição da produção.
Os trens com a carga de celulose saem do modal ferroviário de Pederneiras e percorrem até o Porto de Santos, o que chega a ser mais de 500 km pela ferrovia. As composições irão operar 24h, durante todos os dias do ano. Cada trem é composto por até três locomotivas e 60 vagões e transportam cerca de 113 caminhões.
Para o diretor de Supply Chain da Bracell SP, Alberto Pagano, utilizar o modal ferroviário como o principal meio de escoamento da produção de celulose trouxe diversos benefícios à empresa.
Segundo Pagano, este se trata de um modelo aderente aos padrões de meio ambiente e sustentabilidade adotados pela Bracell. A logística intermodal garante uma redução no volume de emissões de poluentes na atmosfera no escoamento da produção. Além disso, as operações logísticas pelo modal ferroviário trazem uma maior segurança para a carga, previsibilidade e ainda geram novas oportunidades de emprego e renda tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos.
De acordo com Guilherme Mello, presidente da MRS, a localização privilegiada e todo o apoio que as empresas tem recebido da prefeitura de Pederneiras dá à empresa a certeza de que muitos outros negócios e empreendimentos surgirão em breve na região.
“O Brasil necessita de mais fomentos em logística, caso contrário, não será um país competitivo. O Custo-Brasil existe e caso ninguém atue para ter a multimodalidade eficiente, não será possível competir de forma mundial”.
Novo modelo de vagões
O projeto também envolveu a criação de um novo modelo de vagões adequados ao transporte de celulose. Para esse feito, foram apresentadas soluções inovadoras pela empresa Greenbrier Maxion que, além das melhorias no formato de abertura e fechamento, incluíram como redução da tara do vagão, aumentando a capacidade de carga por vagão e por trem, além de dar uma ergonomia melhor nas atividades de transporte, prevenindo a perda da carga com a entrada de água durante o período chuvoso.
Com informações CPG