A pandemia da covid-19 mudou completamente a vida das pessoas e isso inclui comportamentos na hora da compra de produtos e contratação de serviços.
Pesquisa Hábitos de Consumo em Mato Grosso, feita pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MT), através da Gerência de Inteligência Estratégica/Núcleo de Inteligência de Mercado, revela que a exigência de ficar recluso em casa para evitar a contaminação pelo coronavírus levou muita gente a fazer compras usando os meios digitais. 64% dos respondentes sentiram a necessidade de comprar via aplicativos ou mídias sociais, sendo que comentários em redes sociais influencia na decisão de compra, como apontaram 37% dos ouvidos. Para 26% dos entrevistados, comentários de amigos e conhecidos sobre determinado produto ou serviço influencia na sua decisão de compra.
Dentre os que preferem comprar em lojas online, 78% só deixa para comprar em lojas físicas apenas o que não encontra no universo digital e quando procuram informações sobre um produto novo, a grande maioria (57%) dos ouvidos pela pesquisa procura em sites de busca; 36% nas lojas online e 29% nas redes sociais.
Os hábitos relativos às compras presenciais também mudaram, 53% dos que compram em lojas físicas preferem fazer compras em shoppings e houve mudança também nos horários – 16% dos entrevistados disseram optar por momentos alternativos para evitar aglomerações em supermercados e lojas.
Além disso, 25% das respostas mostram o comportamento mais cauteloso em que algumas pessoas passaram a comprar somente o indispensável devido às incertezas do momento – lembrando que a coleta da pesquisa foi feita no período entre 22/06 e 24/08, quando índices de contaminação eram mais altos.
21% dos entrevistados afirmaram que passaram a comprar apenas o que é essencial em função do período de pandemia, sendo que 59,5% das respostas apontam aumento no consumo de alimentos e bebidas durante o período de quarentena.
A busca por produtos e serviços associados à saúde e bem-estar também cresceu e foi apontada por 12,5% dos respondentes.
Quanto às formas de pagamento, o cartão de banco é forma de pagamento mais utilizada, seja no crédito parcelado (52% das respostas) ou no débito (46% das respostas) ou na forma de crédito à vista (34% das respostas). 32% preferem pagar em dinheiro e 23% usam o Pix (essa pergunta permitia mais de uma resposta). A faixa de valor gasto nas compras locais variou de R$ 51,00 a R$ 150,00.
A pesquisa tem como objetivo compreender os hábitos de consumo dos mato-grossenses, entender como os consumidores agem, quais os fatores que influenciam suas decisões de compra, de que forma costumam comprar certos produtos, quais os meios mais utilizados para o acesso às marcas, qual a frequência e tendências de consumo.
A analista técnica do Sebrae MT, Valéria Ribeiro Calisto, uma das responsáveis pelo levantamento, reforça que os empresários podem utilizar as informações da pesquisa para orientar os negócios e as tomadas de decisões.
“É muito importante entender o comportamento dos consumidores, isso pode fazer toda a diferença na hora dele colocar a estratégia de negócios em prática. É fundamental compreender como o cliente se relaciona com os produtos, serviços, marcas, principalmente como faz as suas escolhas”, resume.
Ela reforça que o empreendedor precisa entender esse comportamento e todas as variáveis no entorno do cliente. “Tudo isso é muito importante para quem está fazendo a gestão de um negócio e usar essas informações para tomar decisões a respeito do negócio dele. A forma como vai expor seus produtos e/ou serviços, como vai fazer propaganda, como vai receber e como vai se relacionar com os seus clientes”.
A coleta de dados foi feita por telefone com 600 pessoas, ponderada pelas macrorregiões de MT com a média da faixa etária dos respondentes entre 25 e 35 anos, sendo 31,22% masculino e 68,78% feminino. A maioria dos entrevistados (74,7%) possui renda mensal de R$ 2.201,00 a R$ 11.000,00. A confiabilidade é de 95%.
Acesse a pesquisa completa neste link
Com informações ASN