Com o objetivo de auxiliar pessoas que buscam o negócio próprio nas chances de se tornar um empreendedor de sucesso, no próximo dia 28 de outubro (quinta-feira), ocorrerá mais uma edição da Feira Virtual de Franquias (FVF) com foco nos Estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com participação gratuita para quem busca empreender.
Organizado pelo NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias – o evento é realizado por meio de videoconferências entre expositores e interessados em propostas de negócios de variados segmentos como alimentação, beleza, serviços, moda, hotelaria, entre outros. Essa edição contará com a participação de mais de 40 marcas.
“A expectativa para essa edição é grande por se tratar de uma região que acolhe novas ideias oferecendo muitas oportunidades na área de serviços. Como se trata de um estado onde prevalece o agronegócio, acreditamos que com a capacidade financeira da região teremos um grande impacto com bons resultados”, diz o diretor executivo da feira, Ricardo Branco.
Potencial do Mato Grosso
Conhecido pela rica história no setor agropecuário incluindo o Pantanal, faixa de um dos biomas mais ricos do Brasil, é um dos estados mais influentes do País. As riquezas naturais fizeram com que diversas marcas fossem atraídas apostando na região como forma de expansão nas atuações, principalmente em relação à posição estratégica em relação à região norte, sendo vizinha de estados como Amazonas, Pará e Rondônia.
Há tempos o estado do Mato Grosso tem criado possibilidades para quem quer ser dono do próprio negócio e prosperar no mundo do empreendedorismo. O PIB (Produto Interno Bruto) do estado, cresce acima da média nacional, sendo a projeção de crescimento de 5,53% em 2020, chegando a R$ 157 bilhões. A demanda cresceu sobretudo com a exportação, as vendas externas mato-grossenses somaram US$ 18,2 bilhões em 2020, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. De acordo com o balanço da Junta Comercial do Estado (Jucemat), o estado registrou 50.135 novas empresas de janeiro a 10 de agosto de 2021, um número que representa crescimento de 26% em comparação a 2020. Um total de 64.630 empresas formalizadas no estado.
No último levantamento do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), pelo Ministério da Economia, o estado se destaca como o que mais gerou empregos, sendo 231.212 novas vagas preenchidas no acumulado do ano. Os setores que mais abriram novos empreendimentos foram, comércio e serviços com 44.765 empresas, indústria com 4.182 unidades criadas e a agropecuária com 1.188 estabelecimentos. Atualmente o estado possui 405.116 empresas ativas, um impacto perceptivo que rende atrativos para região como futuro empresarial.
Privilégios do Centro-Oeste
Já o Mato Grosso do Sul, lidera a 1ª colocação no Centro-Oeste na avaliação sobre ambiente e potencial de negócios para pequenas e médias empresas. Segundo levantamento realizado pelo Banco Mundial do ranking nacional no relatório da Doing Business Subnacional Brasil 2021. Na classificação geral do estudo, o estado chegou a 56,7 pontos após a avaliação de diferentes quesitos para abertura e manutenção de negócios, considerando a procura pela iniciativa privada para novos investimentos. Com este relatório é possível medir o ambiente de negócios para empresas nacionais, avaliando o desempenho da economia local para melhor segurança de investimento empresarial.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), unidades de franquias em Mato Grosso do Sul faturaram R$ 2,452 bilhões em 2020. Empresas que atuam no segmento da comunicação tiveram uma alta de 114% de ganhos, informática e eletrônicos, R$ 149 milhões. Também tiveram resultados positivos foram as franqueadas no setor de moda com 13%, limpeza e conservação 11,1% e serviços e outros negócios 4,2%.
Mercado promissor que estimula a expansão das marcas
A expectativa do cenário positivo de franquias aumenta a confiança de quem busca empreender e de quem já atua no mundo dos negócios e que ampliar a atuação.
A rede de franquias GPR Digital é a primeira empresa do setor de franquias do mercado de controle de ponto e acesso, com desenvolvimento de tecnologia e fábrica própria de produtos personalizados. A rede tem mais de 15 anos de mercado e acabou de se lançar no franchising. Com investimento inicial a partir de R$ 350 mil, incluindo taxa de franquia e capital de giro, visualiza na região um enorme potencial visto o crescimento econômico.
“Estamos investindo nas ações de prospecção e captação de leads principalmente na região de Cuiabá, Campo Grande, Lucas do Rio Verde, Sinop, Rondonópolis e Sorriso. São áreas de amplo crescimento e potenciais clientes na ponta visto que temos como foco condomínios, escolas, faculdades e empresas, além de oferecermos soluções como controle de ponto inclusive para colaboradores que estão trabalhando home office. Há um grande mercado a ser explorado”, explica Pedro Evangelista Junior, consultor de expansão da marca.
Já a rede de franquias 4Keys, que atua no mercado de meios de pagamentos, possui mais de 200 franqueados em todo o Brasil e quer ampliar essa atuação na região centro-oeste. A marca foi fundada em 2015 e conta com profissionais experientes com mais de 20 anos no mercado de máquinas de cartões.
“Somos uma nanofranquia com investimento a partir de R$ 2.990. Nosso negócio proporciona ganhos recorrentes ao franqueado com serviços como as máquinas de cartão, antecipação de recebíveis, crédito e outros serviços. Queremos chegar a 1.000 unidades colocando 1 franqueado a cada 70 mil habitantes. Os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tem boa áreas a serem trabalhadas e acreditamos que a feira nos traga pelo menos 3 novos investidores”, conta Paulo Sérgio Galdeano, diretor da marca.
A Beetools é uma startup de educação que nasceu com o propósito de revolucionar o ensino de idiomas no Brasil e no mundo. No setor de franchising, a proposta da Beetools é totalmente disruptiva, já que o empreendedor pode iniciar com uma franquia digital e evoluir para uma sede física somente quando atinge uma quantidade mínima de alunos. A rede busca franqueados de perfil comercial e capazes de captar e reter alunos, todo o resto é suprido pela franqueadora. O valor do investimento inicial depende do porte do município (número de habitantes) e seu potencial, partindo das nanofranquias a partir de R$ 16 mil chegando até os grandes centros com escolas de maior porte alcançando investimentos entre R$ 129 à 190 mil.
Segundo o CEO da rede, Rawlinson Terrabuio, com a participação na feira o objetivo é abrir franquias nas 5 maiores cidades do Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã e no Mato Grosso em Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra.
“Essas são cidades com potencial para abrigar uma unidade maior, mas também procuramos empreendedores para os modelos de nano e microfranquias em quase todas as demais cidades do estado. Cáceres, Sorriso, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta, Novo Mutum, Pontes Lacerda e Campo Verde também estão no nosso radar”, salienta Terrabuio.
A rede de franquias Orgânica Body&Spa também está apostando no potencial desses estados para disseminar os produtos veganos e cruelty free que oferece ao mercado desde a década de 80. O Grupo Orgânica tem o maior portfólio de acessórios para banho do mercado e uma linha completa de cosméticos com base 100% vegetal. Em 2020, em meio à pandemia, a marca entrou para o franchising com um modelo Express, onde o negócio pode ser conduzido de forma híbrida, atuando home office e por meio do carrinho onde o franqueado pode ir onde quiser, com investimentos a partir de R$ 29.100.
Agora, em outubro de 2021, a rede acaba de lançar o modelo de Quiosque Compacto. Medindo apenas 3m2, o modelo foi projetado para trazer oportunidade para quem está em busca de empreender sem gerar muitos gastos, com metade do custo, tanto de investimento como também fixo, mantendo o mesmo faturamento de um quiosque com formato tradicional. A modalidade tem investimento inicial a partir de R$ 59 mil com estimativa de retorno de 10 meses.
“A Orgânica possui 37 unidades comercializadas, sendo 17 unidades modelo Express e 20 on-line (dropshipping) em funcionamento e deve chegar em todas as regiões do Brasil até 2022, visto o potencial do mercado. A feira traz a oportunidade de expor nosso negócio para quem deseja investir no segmento e colher bons resultados. Projetamos para 2022 pelo menos 150 franqueados on-line e 65 franqueados Express. E, pelo menos, 25 quiosques”, acrescenta diretor de marketing e expansão da marca, João Galhardi.
Considerada a maior rede de estética automotiva do Brasil, a Acquazero é uma rede especializada em limpeza ecológica automotiva e na pandemia agregou os serviços residenciais, embarcações e aeronaves ao portfólio. Com mais de 640 operações, a rede oferece quatro modelos de negócio com investimento a partir de R$23.600 (home office).
“Estamos confiantes que nossa operação caiba em qualquer região levando em conta a preocupação mundial por soluções em serviços que protejam o meio ambiente. Entendemos o grande potencial da marca na expansão para outros estados pela baixa complexidade do negócio”, explica o diretor executivo da Acquazero, Henrique Mol.
Como participar
Os interessados em participar da edição da Feira Virtual de Franquias (FVF) podem se inscrever de forma gratuita no site da FVF (www.feiravirtualdefranquia.com.br). Basta escolher a marca que se encaixa ao perfil procurado de acordo com as informações disponíveis e agendar o horário, após realizar a inscrição, é gerado um link da marca escolhida para entrar na reunião de apresentação da franquia, ou também optar por entrar no site no dia, onde terá uma plataforma ao vivo.
As marcas que querem participar, podem entrar em contato diretamente através do site no campo “quero expor”, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 99594-5298.
Marcas confirmadas Edição Mato Grosso/Mato Grosso do Sul
4Keys, Acquazero Eco Wash, Bar do Urso, Beetools, Bellaza Makeup, Brasil Nutri Shop, Casa Prado, Creamberry, Croasonho, Detroit Steak House, Dntbras, Dona Fresca, Encontre Sua Viagem, Franquias do Futuro, Formatação de Franquias, GPR, Griletto, JinJin, Mardelle, Mazze Joias Contemporâneas, Montana Grill, Orgânica Body & Spa, Pit Stop, Qcarreira, Quisto Corretora de Seguros, Rap Chef, Reduza Veículos, Reiback Franquias, Startup Win, Suav, US Franchising, Uniateneu, Velocity e X Costela & Cia.
Sobre a Feira Virtual de Franquia
A Feira Virtual de Franquias foi idealizada por Ricardo Branco e Henrique Mol que possuem vasta experiência no mercado de franquias nacional e internacional. O projeto nasceu em sinergia com o atual momento econômico e prevê o incentivo ao empreendedorismo auxiliando marcas e investidores que buscam seu primeiro negócio. Para as marcas, o formato permite redução de custos agregando o potencial da tecnologia na realização de negócios. A Feira Virtual é gratuita para quem busca um negócio para investir e acessível para as marcas que querem participar, visto a economia de despesas com estandes e deslocamento.