Indea/MT colhe amostras de aves domésticas a fim de acompanhar a sanidade avícola mato-grossense

Você está visualizando atualmente Indea/MT colhe amostras de aves domésticas a fim de acompanhar a sanidade avícola mato-grossense
(Imagem: Freepik)

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) informou que colheu, entre fevereiro e março, um total de 3.465 amostras de galinhas, patos, gansos e perus de criações domésticas em 43 municípios, a fim de acompanhar a sanidade avícola mato-grossense e como forma de prevenção à gripe aviária. De fevereiro a março, os servidores do Indea percorreram 105 propriedades inspecionando e realizando amostragem de aves de fundo de quintal.

Conforme nota do Indea, o monitoramento foi realizado em regiões que são rota de aves migratórias que passam pela Amazônia e do Brasil Central. “As aves migram do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul entre os meses de outubro e abril, durante as invernadas que ocorrem em seus locais de reprodução”, explica o Indea, acrescentando que é necessário “ficar atento a essas aves migratórias, porque elas são hospedeiro natural e reservatório do vírus da influenza aviária”.

“Estamos fazendo um trabalho de vigilância ativa, percorrendo propriedades rurais inseridas em áreas de concentração de aves silvestres e corpos d’água”, explica a médica veterinária e fiscal do Indea, Caroline Bourscheid, que atua no ponto focal da sanidade avícola.

Mato Grosso e o Brasil seguem livres da doença, mas casos foram confirmados em outros países da América do Sul no fim do ano passado e, mais recentemente, na Bolívia, Argentina e no Uruguai.

Com informações Estadão Conteúdo

Deixe um comentário