*Por Guilherme Torrejon
Ter sucesso nos negócios engloba a junção de inúmeras estratégias e uma delas está vinculada ao marketing digital. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela PwC, uma das maiores prestadoras de auditoria e consultoria, mostra que até 2021 os investimentos em marketing digital no Brasil deverão crescer 12% ao ano.
Esses dados só reforçam uma movimentação gradual que já observamos em alguns mercados, de utilizar ferramentas digitais para melhorar a comunicação com seus clientes, captar novos leads e até mesmo para deixar a marca cada vez mais em evidência. Quando olhamos para o mercado de eventos, por exemplo, sua utilização se faz ainda mais necessária para auxiliar não só a geração de novos conteúdos, mas também para impactar diferentes públicos.
Com a reviravolta provocada pela pandemia do novo coronavírus, o setor foi um dos mais prejudicados devido a medida de isolamento social, e o ambiente digital foi o principal precursor para manter as atividades em andamento. O universo tecnológico pôde proporcionar uma diversidade de oportunidades para quem precisou elaborar estratégias e criar ações diferenciadas, seja por meio de redes sociais, criação de e-mail marketing, conteúdo ou para alavancar vendas de ingressos e número de inscritos, tornando o evento um sucesso.
Porém, encontrar métodos de mensuração eficientes ainda é um ponto sensível que deixa o segmento bastante preocupado. Isso porque é comum vermos muitas empresas gastando dinheiro em eventos corporativos e em paralelo, não conseguem ter a mesma eficiência do marketing digital para medir o engajamento e os resultados. Essa dor tem sido constante tanto para os organizadores como também para quem investe no mercado.
O que muitos ainda desconhecem é que já existem empresas que oferecem esse tipo de serviço ou plataformas especializadas em eventos para o ambiente digital que são capazes de elaborar, criar estratégias de ações de marketing e oferecer um compilado de informações precisas com foco em ROI e engajamento para obterem resultados mais efetivos.
Mesmo que a pandemia seja finalizada e a economia volte a girar com mais fôlego, os eventos online irão ajudar a romper barreiras do distanciamento e proporcionar novas experiências. Por que não unificar o online e offline em um só local e tornar o seu evento ainda mais impactante e produtivo? Esse é o futuro daqui para frente e cabe a nós atuantes desse universo, incentivar o uso das tecnologias para que nosso mercado cresça e fique cada vez mais competitivo.
*Guilherme Torrejon é CMO da Congresse.me, primeira e maior plataforma de congressos online do Brasil