Apesar das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, a abertura de empresas segue aquecida em Rondonópolis. De janeiro a maio deste ano, o total de negócios constituídos cresceu 42,77% ante o mesmo período do ano passado, conforme o relatório do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Os dados mostram que foram abertas em Rondonópolis 731 empresas de pequeno, médio e grande porte nos primeiros cinco meses de 2021. Para se ter uma ideia, no mesmo intervalo de tempo no ano passado esse montante foi de 512 empreendimentos.
MEIs
O município também registrou saldo positivo no registro de novos microempreendedores individuais (MEIs). Nos primeiros cinco meses deste ano, 2.129 microempreendedores individuais deixaram a informalidade, um incremento de 205,47% se comparado ao mesmo período de 2020, quando 697 rondonopolitanos optaram por essa modalidade de atuação.
Para o gerente do Departamento de Fomento das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jarmes de Sousa Freitas, os dados positivos registrados em Rondonópolis se devem a adaptação dos empreendedores à realidade da pandemia do novo coronavírus.
“Temos um resultado bastante positivo em meio à pandemia. Para sobreviver, os empreendedores estão se reinventando e buscando alternativas para atender o público, principalmente os dos setores de varejo e serviços”, observa Jarmes.