Com apoio do Sicoob Coopercred, expedição no Rio Araguaia vai mapear pontos de descarte de lixo

No momento você está vendo Com apoio do Sicoob Coopercred, expedição no Rio Araguaia vai mapear pontos de descarte de lixo
Divulgação

Começou nessa sexta-feira, dia 16 de setembro, uma expedição no Rio Araguaia, em Goiás, para registrar o reflexo da ação do homem após o período da alta temporada. O intuito do projeto, apoiado pelo Sicoob Coopercred, é conscientizar as pessoas da necessidade da coleta e destinação correta do lixo nas praias e nas margens do rio, além de mapear áreas de desmatamento e queimada.

A ação, que ocorre pela segunda vez, também vai registrar as belezas naturais da fauna e da flora no Rio Araguaia. O trabalho será feito pela equipe Brutus Caiaqueiros de Goiás, com o auxílio de câmeras, drone e celulares. O percurso com os caiaques será de 120km, com início em Bandeirantes, no município de Nova Crixás, passando por Luiz Alves e a equipe vai encerrar a expedição na região do Fio Velasco, em São Miguel do Araguaia.

As imagens coletadas serão editadas e divulgadas posteriormente para providências dos órgãos responsáveis, e ainda haverá, na medida do possível, a coleta do lixo encontrado pela equipe. O projeto evidencia um dos princípios cooperativistas de interesse pela comunidade, com uma ação para manifestar a importância do cuidado com a natureza, a responsabilidade com o meio ambiente e conscientizar as pessoas.

O Rio Araguaia é um dos mais importantes do Centro-Oeste, considerado também como um dos mais piscosos da região e que durante os meses de junho a agosto atrai uma multidão de turistas de todas as partes do país para as suas praias, formando enormes acampamentos onde a diversão é farta, e nem sempre o respeito à natureza tem espaço.

Deixe um comentário