Mesmo com o lançamento do Pix e sua popularização, outra ferramenta de pagamentos – um pouco mais amadurecida no mercado, mas, ainda assim, relativamente nova – foi o grande destaque em crescimento no Sicoob, instituição cooperativa financeira – em 2020. Trata-se do contactless, os famosos pagamentos por aproximação, em que o usuário não precisa inserir o cartão na maquininha para concluir suas compras.
De acordo com dados levantados pela instituição, ao longo do ano passado foram quase 6 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito, totalizando R$ 300 milhões movimentados via contactless. Um expressivo aumento de mais de 1.500% com relação a 2019.
Segundo Francisco Reposse, Diretor Comercial e de Canais, os cooperados podem realizar compras de até R$ 200 contando com a agilidade de não ter que digitar sua senha, facilitando, assim, a experiência da compra.
Outro benefício do contactless é a segurança.
“Principalmente nesse momento de pandemia, esse método permite que você faça compras sem precisar tocar as mãos na maquininha. É mais rápido e seguro, porque evita contatos desnecessários na hora do pagamento”, explica o executivo.
Para Vilaça, a avaliação é de que esse método deve crescer ainda mais em 2021, mesmo com a chegada do Pix. “O contactless já demonstrou sua usabilidade e provou ser um facilitador para o processo de compra. Além disso, se popularizou entre os meios de pagamentos mais buscados pelos nossos cooperados”, destaca.
O Sicoob conta, hoje, com mais de 5 milhões de cooperados e cerca de 1,2 milhões de cartões com a tecnologia contactless.