A Fontdata, empresa mato–grossense, especializada em desenvolvimento de software, aproveitou esse momento causado pela pandemia, para repensar processos e criar novas estratégias para negócios. O objetivo da empresa é ajudar clientes a superar as adversidades criadas pela covid-19.
“Com a pandemia, os clientes apresentaram novas necessidades e uma demanda muito grande que surgiu foi o acesso remoto aos softwares, a publicação de produtos na web e o desejo de ter uma conexão com o mobile. O que nos impulsou a pensar e a desenvolver novos produtos para atender esse público”, destaca o sócio diretor da Fontdata, Paulo Adriano Marques.
Ao contrário de tantos outros empresários, Marques conta que a empresa não sentiu tanto a crise. Segundo ele, o fato de possuir 12 anos no mercado, uma clientela ativa e realizar 90% do trabalho remotamente contribuiu para isso.
“Nossos serviços em sua grande maioria são online, apenas quando realizamos a implantação dos sistemas nos deslocamos até a empresa do cliente”, ressalta.
Porém, o diretor complementa: “No início, sentimos a queda na procura por nossos serviços, mas como trabalhamos por contratos mensais não tivemos tanto impacto financeiramente. Apenas realizamos descontos para alguns clientes, nos adequando a eles”, relata o sócio diretor.
Além da empresa se adequar ao trabalho home office, a Fontdata ajudou clientes de Cuiabá e Várzea Grande nesse processo. “Trabalhamos para empresas de diversos ramos. Alguns tiveram aumento de 60% nas vendas, outros sentiram a crise. Oferecemos a eles acesso remoto aos sistemas, ajudamos a configurar os softwares para que eles pudessem trabalhar de casa, a realizar delivery, de acordo com a necessidade de cada um”, pontua Paulo.
Inovação
De acordo com o sócio diretor, a crise causada pela pandemia acelerou o processo de digitalização de muitos negócios e fez com que as empresas se dessem conta da importância de estar presente nos meios digitais.
“O importante é não ficar parado, é preciso inovar, se reinventar, criar delivery, entregar os produtos em casa, aumentar a presença online, encontrar a melhor maneira para atender seus clientes. A crise trouxe uma demanda nova para nosso negócio e temos que aproveitar o momento, assim como nossos clientes”, ressalta.
Com informações do Sebrae MT