Engineering Brasil e Google promovem transformação digital no manejo de pragas da Uisa

No momento você está vendo Engineering Brasil e Google promovem transformação digital no manejo de pragas da Uisa
(Foto: UISA/Engineering) Por meio de IA, o sistema desenvolvido pela Engineering Brasil identifica e quantifica os insetos nas plantações, permitindo à Uisa o uso do Data-Driven

Com o propósito de encontrar alternativas para aprimorar o manejo de pragas em sua lavoura, a Uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, se une à Engineering Brasil, parte do grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, e ao Google, multinacional americana de tecnologia, serviços online e software, para promover inovação no campo e no manejo de pragas presentes na lavoura da biorrefinaria. 

“Nós tínhamos uma dificuldade relacionada ao nosso processo de manejo de pragas na lavoura de Nova Olímpia, em Mato Grosso, que era totalmente manual. Isso envolvia a fase de captura dos insetos, com o uso da armadilha adesiva amarela, contagem, feita pelos nossos funcionários do campo, e identificação das pragas, por meio dos especialistas. Em razão da demora e da suscetibilidade a erros, era um procedimento ineficiente. Desta forma, buscamos, em parceria com a Google, uma solução mais prática e assertiva”, explica Rodrigo Gonçalves, CIO da Uisa.

Com o objetivo de digitalizar o processo, o projeto também contou com a criação de um aplicativo mobile para facilitar a coleta e envio das imagens/fotos para os locais que não possuem infraestrutura (internet).

“A princípio, o escopo do trabalho se limitava ao desenvolvimento do modelo de IA. Entretanto, durante a criação da solução, percebemos que seria necessário agregar uma funcionalidade adicional que não estava contemplada no aplicativo. Essa solução pode ser pivotada e replicada para quaisquer setores, como, por exemplo, avicultura, bovinocultura, suinocultura e outros. A plataforma demanda a seleção da área do campo que está sendo analisada e envia a foto registrada pelo operador para o modelo de inteligência artificial, que finaliza o trabalho informando a espécie do inseto e dados referentes a uma estimativa assertiva da quantidade presentes na lavoura”, elucida William Rocha, Business Development Manager, do mercado de Agronegócio, da Engineering Brasil.

Para Samantha Giusti, account executive da Google, destaca a importância da parceria para a otimização de resultados práticos. “A Uisa nos apresentou o desafio de transformar um processo manual e pouco eficiente, que afetava os resultados da empresa. Compreendemos que a ação seria ligada à automação e transformação digital. Neste cenário, a Engineering Brasil foi eficaz para auxiliar nessa resolução”, comenta.

A solução encontrada permite avanços, como incorporar novas funcionalidades em segmentos até então não explorados. Entre eles, classificar o processo de engorda de gado, ou classificação de porte, e estimativa de peso/volume. “Essa união da expertise da Engineering Brasil com a amplitude da Uisa resulta em uma parceria capaz de gerar muitos frutos. A transformação tecnológica aplicada no setor é capaz de revolucionar a indústria. Acreditamos muito nesse caminho de inovação que estamos investindo e construindo em conjunto”, finaliza Rodrigo Gonçalves.

Sobre a Engineering Brasil – A Engineering Brasil é parte do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, com sede na Itália, com mais de 70 escritórios e aproximadamente 15.000 colaboradores na Europa, América do Sul e América do Norte. A companhia ajuda as empresas a desenvolverem e evoluírem a sua vantagem competitiva por meio de uma abordagem orientada a negócios, colocando a Inteligência Artificial no centro de sua operação, explorando ecossistemas e plataformas digitais e adotando o mindset API First para reconfigurar e inovar a cadeia de valor, gerando novos modelos de negócios e uma melhor experiência do cliente. Há mais de 15 anos no Brasil, sendo responsável por transformar operações como TIM, Claro, Sabesp, Eletrobras, Nestlé, Volvo, Pfizer, entre outras. Com mais de 1.000 colaboradores no Brasil, a companhia é uma das maiores e mais inovadoras empresas presentes no País e considerada um dos melhores lugares para se trabalhar.

Sobre a UISA – A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, conta com um modelo de negócios que permite a transformação de matérias-primas renováveis e de seus resíduos em biocombustível, energia limpa, álcool saneantes, alimentos e biofertilizantes derivados da cana-de-açúcar. Localizada em Mato Grosso, a empresa tem como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas.

Deixe um comentário