Expoagro chega à 55ª edição com meta de integrar campo e cidade

No momento você está vendo Expoagro chega à 55ª edição com meta de integrar campo e cidade
Divulgação Expoagro

Neste sábado (08), começa o maior evento da agropecuária do Estado. A Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Cuiabá (Expoagro) abre os portões do Parque de Exposições Jonas Pinheiro às 8h. Em sua 55ª edição, o evento segue até 16 de julho com o objetivo principal de integrar campo e cidade com inovação.

Para isso, o Sindicato Rural de Cuiabá, que organiza o evento, programou uma série de atrativos diversificados, como feira comercial de produtos e serviços, shows musicais, rodeio, provas hípicas, palestras e oficinas técnicas, gastronomia, parque de diversões e lazer. Outro diferencial é que a Expoagro terá sete dos nove dias com entrada franca ao público.

“Desde o planejamento, definimos que a Expoagro teria esse foco social porque nosso intuito é realmente abrir o Parque de Exposições para famílias do campo e da cidade”, destacou Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.

Além da exposição de produtos e serviços do agro, o sábado (8) começa com a tradicional Cavalgada, logo cedo. A comitiva de cavaleiros e amazonas sai do Parque de Exposições para o centro da cidade. O grupo se reúne com o prefeito Emanuel Pinheiro na sede da prefeitura e depois de um café da manhã retorna para a queima do alho – almoço que reúne os tropeiros, como era comum na época colonial.

Na segunda (10), ocorre a solenidade oficial de abertura da Expoagro, às 18h. Autoridades políticas, como o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o governador Mauro Mendes, já confirmaram presença na cerimônia. Logo depois, às 19h, o empresário, diplomata e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo apresenta a palestra magna “Brasil, Superpotência do Agronegócio: Desafios & Oportunidades no Cenário Internacional”. A apresentação de Troyjo, uma das principais vozes do Brasil nos mercados globais, abre a programação do Fórum das Cadeias Produtivas, série de palestras técnicas sobre pecuária, gestão e comunicação no agro, agricultura familiar, entre outros temas, que ocorre de 10 a 14 de julho.

Dentro da programação do Fórum, a Expoagro realiza em parceria com o curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, sete palestras focadas em esclarecer várias fake news sobre a produção de alimentos. Os debates serão nos dias 11, 12 e 14 de julho.

Ao todo, o Fórum somará cerca de 30 palestras de diferentes temas. Confira a programação em detalhe aqui: https://bit.ly/Expoagro0626.

Um dos pontos altos da Expoagro neste ano é a realização do esperado Rodeio Expoagro, que começa na quinta-feira (13) e vai até sábado (15/07). Na modalidade touro, o rodeio recebe cinco companhias com peões de renome nacional e os melhores animais para tirar o fôlego da plateia. “Não é à toa que o nosso esporte é o rodeio, o único em que todos torcem pelo sucesso de todos”, declarou Celso Nogueira.

As provas hípicas, outra marca das feiras agropecuárias, estão confirmadas também, nos dias 14 e 15 de julho.

A programação da 55ª Expoagro inclui também shows musicais com artistas regionais, como É Bem Mato Grosso, Flor Ribeirinha, Dois a Um e Banda Novo Som. Entre os artistas nacionais, os destaques são Léo Chaves (13/07), Barões da Pisadinha (14/07) e Ana Castela & Gustavo Mioto (15/07). O acesso à arena de shows é liberado todos os dias, com exceção de 14 e 15 de julho. Ainda há ingressos disponíveis (https://bit.ly/ingressos-expoagro).

– Artistas evangélicos sobem ao palco da arena no dia 10 (segunda), a partir das 19h. O Show Gospel terá Alice Luz, Jeferson Silva, Milena Victoria, Edilson Pinheiro & Gabriel Guedes, Silvani Chaves e Dedé de Jesus. Já o louvor católico “Alegrai-vos Expoagro”, que ocupa o palco no dia 16 de julho (domingo), terá Diego Fernandes, Rogério Duraes e a banda Ministério Dogma.

Outro diferencial desta edição é o convite à fraternidade, com o ingresso solidário. O convite é para que a população leve um quilo de alimentos não perecíveis ao Parque de Exposições. O volume arrecadado será direcionado ao projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que distribui alimentos para instituições filantrópicas.

A programação geral da Expoagro inclui ainda oficina técnica, adestramento de cães, mutirão de atendimento com técnicos da Sema, leilões online de bovinos, entre outros. Confira: https://bit.ly/expoagro-programa.

Números – A estimativa do Sindicato Rural de Cuiabá é reunir mais de 200 mil pessoas nos nove dias de Expoagro. A feira comercial reunirá mais de 200 marcas expondo produtos e serviços. Para a estruturação da feira e garantir seu caráter social, o evento recebeu o investimento de R$ 6,2 milhões, gerando em contrapartida mais de 2,8 mil empregos diretos.

Deixe um comentário