Devido a pandemia, a chamada “feira da empregabilidade”, que em 2020 chega em sua terceira edição, aconteceu em formato totalmente digital, entre os dia 14 e 18 de setembro. A Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR), responsável pela realização, espera encaminhar até o final, pelo menos, 140 novos empregos na cidade.
Durante o período, técnicos da ACIR mediam, por meio de um aplicativo ou pleo próprio site, a relação entre ofertantes de vagas e postulantes da mesma.
Em suma, a ACIR assume um papel de busca ativa junto as empresas, monta um acervo de postos de trabalho vagos, enquanto direciona interessados. Com isso, a entidade atua como filtro, realizando o processo inicial de pré-seleção e já encaminhando para as detentoras das vagas os perfis condizentes.
“O custo de seleção dos profissionais que as empresas demandam não é barato, é caro. Depende de psicólogo, RH, entrevista e, muitas vezes, a empresa acaba fazendo um processo simples, em virtude disso.”, pontuou o presidente da ACIR, Ernando Machado.
Para ele, o grande problema é que uma seleção errada não é um mero aborrecimento, mas um custo agregado ao empresário. “Quando há a captação errada, fica mais caro ainda. Vem a rescisão precoce, perde-se o tempo com aquele perfil equivocado e isso é prejudicial às contas da empresa”, destacou.
Segundo o gerente administrativo da ACIR, Robson Neves, a semana da empregabilidade é o momento de acelerar e renovar tanto a disponibilidade de vagas como a oferta de currículos. Neves lembra que mesmo após a semana, permanecerão cadastrados nos arquivos da associação os currículos para acesso das empresas interessadas.
A feira de empregabilidade é voltada para todos os públicos. Não há nenhum tipo de foco em área de atuação ou mesmo qualificações exigidas para o pleito. Em relação as vagas oferecidas pelas empresas, o gerente adianta que nada vem crescendo mais do que o mercado de construção civil. “Sobretudo na requisição de trabalhadores do sexo masculino. Não estamos conseguindo suprir a necessidade. Apesar de todo esse período pandêmico, existem muitas vagas disponíveis”, sinalizou.
Cadastro
No ato do cadastro é preciso que o trabalhador preencha o maior número de campos possíveis, já que estas informações ampliarão as vagas que este poderá ser direcionado.
Para quem estiver em busca do emprego e não tiver acesso à internet, a ACIR disponibiliza um suporte telefônico para garantir a inscrição.
Especificamente na semana da empregabilidade, a ACIR abre espaço até mesmo para empresas que não sejam associadas divulgarem suas vagas.
Expectativa
Mesmo com as peculiaridades de 2020, a expectativa, segundo Robson, é chegar ao fim da semana com uma realidade positiva como a do ano passo, no qual mil pessoas foram cadastradas.
“Essa feira sempre foi realizada em maio, mas em virtude desse período difícil de pandemia tivemos de repensar. Nos dois primeiros dias dessa semana, porém, já tivemos 150 novos cadastros e a expectativa é termos, pelo menos, 700 novos currículos até a sexta. Pretendemos ver efetivadas, no mínimo, 20% deste total, ou seja, cerca de 140 pessoas no mercado de trabalho”, finalizou.
Para mais informações, os interessados podem ligar na ACIR: (66) 3439 8000 e o (66) 999090254 (WhatsApp). Interessados de cidades vizinhas também são aceitos.
Com informações do portal NMT