Com o objetivo de disponibilizar para as indústrias ferramentas que possibilitem identificar, mapear e estruturar uma solução inovadora para um desafio relacionado à Saúde e Segurança no Trabalho, o Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, oferece o GoLab. A ferramenta utiliza práticas de estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento e design thinking.
Inspirado no Design Sprint, criado pela Google, o GoLab é uma caixa de ferramentas de aceleração de ideias, que estimula a criatividade e envolve diretamente as empresas. “A intenção é validar ideias antes de se gastar muito tempo e recursos, principalmente financeiros”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Sesi MT, Valdir de Souza Junior.
O principal diferencial é que, em três dias, é possível aplicar soluções com resultados que podem ser atingidos em três ou quatro meses. “Temos grandes desafios nas indústrias, mas precisamos transformá-los em oportunidades, desenvolvendo ideias de uma forma diferente”, pontua.
Em Cuiabá, uma das empresas beneficiadas com a ferramenta foi a Saint-Gobain Produtos Industriais – que começou a desenvolver uma solução para seu desafio juntamente com consultores do Sesi Mato Grosso.
Segundo o gerente de Fábrica da corporação, Clayton Rizzato Nunes, a ferramenta irá contribuir, de forma eficiente e eficaz, para a melhoria dos pontos relacionados à ergonomia, junto ao chão da fábrica. A ideia é atender a produtividade, mas com movimentos ergonômicos. Sendo assim, a equipe trabalha três vertentes no projeto: o estudo, a definição das demandas e o redesenho mais refinado do processo.
“O diferencial é que envolvemos os colaboradores para analisar e propor as melhorias necessárias e, assim, desenvolver em conjunto, a qualidade na saúde dos profissionais em seus ambientes de trabalho”.
Para ele, o projeto irá contribuir para a manutenção e avanços de um sistema de gestão da segurança do trabalho, dos meios, das áreas e recursos para assegurar a melhor condição de trabalho. “Com isso, mantemos viva, na mente dos colaboradores, a cultura da melhoria contínua relacionada à saúde ocupacional”.
Como funciona
A metodologia GoLab é composta por três etapas. Na primeira é realizada uma reunião inicial com a indústria para entender a sua dor ou desafio na área de Saúde e Segurança do Trabalho ou Promoção da Saúde. A empresa traz o seu desafio e a partir dali o grupo levanta subsídios que deem suporte no desenvolvimento dessa solução.
Entendida a dor, é hora de desenvolver a solução no sprint, estruturado em três dias de imersão. Primeiro dia, entender, desconstruir e idear; no segundo, decidir e detalhar; no terceiro, prototipar, testar e aprender.
Neste momento, são realizadas provocações aos integrantes da empresa, por meio de metodologias e ferramentas de inovação, para que a solução seja validada em cada etapa até que se chegue a um formato final, que possa ser prototipado. “Ou seja, o Sesi apoia a indústria durante toda a execução do projeto, da ideação à prototipação, para que saia com a solução construída e validada”, aponta Valdir.
Já a fase final, ocorre sete dias depois dos sprints, com o teste do protótipo para saber o que precisa ou não ser melhorado.
Para saber mais sobre a ferramenta e levar a aplicação dessa metodologia para a sua empresa basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 3611-1669. O Sesi ainda conta com duas vagas para atendimento de forma gratuita.
Com informações da Ascom Fiemt