Foi inaugurado na última sexta-feira (25/09), em Cuiabá, o Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso, o maior complexo tecnológico do estado. O empreendimento tem como objetivo ser um parceiro das empresas no processo de transferência de tecnologia industriais, inovação e consultorias que resultem na melhoria da produtividade e competitividade no mercado.
Ao todo, foram investidos mais de R$ 20 milhões em mais de 6 mil m² na sede, localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. Segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, “inaugurar um Instituto Senai é fruto da visão moderna, empreendedora e de quem enxerga as necessidades da indústria em inovar e desenvolver tecnologia através de pesquisas”, destacou.
Para o diretor-regional do Senai, Rafael Lucchesi, a unidade passa a integrar a maior infraestrutura para pesquisa aplicada no país.
“Há um enorme acirramento da competição internacional onde, cada vez mais, tecnologia e inovação é o signo do sucesso da capacidade de um país criar vantagens competitivas. O Instituto é o irmão mais novo de uma infraestrutura feita para apoiar a vitória da indústria brasileira”.
Com o Instituto Senai de Tecnologia, as indústrias poderão realizar consultorias especializadas, ensaios laboratoriais, serviços metrológicos, desenvolvimento de produtos e pesquisa. O Instituto também auxilia no processo de transformação digital e inserção na era da indústria 4.0.
“O Instituto pode apoiar os empresários a vencer tantas dificuldades, avançar tecnologicamente e a criar muita inovação e tecnologia mato-grossense para exportar para o Brasil e para o mundo”, destacou o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Gustavo de Oliveira.
Serviços laboratoriais e consultorias
A sede do Instituto disponibiliza ao setor produtivo mato-grossense modernos laboratórios de Microbiologia, Biotecnologia, Físico-química, Cerâmica, Construção Civil e Normas e Desempenho. Com uma equipe composta por mais de 40 consultores especializados em diferentes áreas industriais, o Instituto é capaz de atender segmentos como Alimentos, Bebidas, Meio Ambiente, Construção Civil, Grãos, Efluentes, Água.
O Instituto atua, também com diversas consultorias como Processos Produtivos Industriais (Lean), Boas Práticas de Fabricação, Normas e Legislação Industrial, Meio Ambiente Industrial, Utilidades Industriais, Eficiência e Soluções Energéticas, Controle de Qualidade Laboratorial e Industrial.
Segundo a entidade, o Instituto apoiará as indústrias interessadas em desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores, além de auxiliar no processo de exportação e internacionalização. A área de inovação também beneficiará Startups e empresas que buscam escalabilidade.
Tech Hub
O Instituto Senai de Tecnologia contará com o espaço Tech Hub, que traz um conceito inovador de ambientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O objetivo é criar condições produtivas, legais, tributárias e ambientais para atrair investimento que subsidie o desenvolvimento de tecnologia e inovação para o futuro da indústria.
Para isso, o Tech Hub vai conectar vários atores do ecossistema de inovação do estado de Mato Grosso como empresas âncoras, parcerias, startups, empreendedores individuais e entes da comunidade interessados em inovar.
Atuação em Rede
A unidade de Mato Grosso integra a Rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação, que conta com mais de 60 institutos em todo o Brasil. A Rede Senai integra cerca de 1.200 especialistas e consultores qualificados, o que permite desenvolver soluções de tecnologia e de inovação para qualquer segmento industrial.
Com informações da Ascom Senai MT