Com alta procura por qualificação em máquinas agrícolas na cadeia produtiva de grãos, o município de Primavera do Leste é reconhecido por ser um polo agrotecnológico.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Sindicato Rural do município realiza treinamentos para melhorar a mão de obra da região. Com isso, a alta demanda e o sucesso na realização dos cursos de 2019 renderam o Prêmio de Mobilização Sindical, pela Regional de Barra do Garças.
Cássia Isabela de Souza é funcionária do sindicato desde 2017 e mobilizadora a partir deste ano. Em 2018, fez parte da equipe participante da missão técnica em Curitiba e o aprendizado a ajudou. “Foi muito importante conhecer realidades diferentes e adquirir novos conhecimentos”.
Regional
Até 2019, a Regional de Barra do Garças compreendia seis sindicatos e três Prefeituras. De acordo com o supervisor Fernando César, o maior desafio é a dimensão da região.
“De uma ponta a outra são mais de 600km, uma distância considerável para se fazer presente”. Outra particularidade é heterogeneidade do perfil entre os sindicatos. “Em Primavera do Leste temos investimentos de tecnologia enquanto em Barra do Garças temos mais pecuária”.
Premiação
O Prêmio de Mobilização Sindical é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senar-MT). A última edição foi transmitida no dia 26 de agosto, via videoconferência, por conta da pandemia de Covid-19.
Com informações do portal Minuto MT