Em Cuiabá, os lojistas estão com boas expectativas para as vendas dos Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (09/.08). Para o comércio varejista, essa é uma das datas mais importantes do calendário.
Os comerciantes estão preparando decorações de vitrines e promoções para atrair os consumidores, seguindo as recomendações de biossegurança para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista, 60% dos consumidores apoiam a retomada gradual do comércio e serviços. Desses, 29% disseram já ter retomado a rotina de compras fora de casa, priorizando idas a supermercado (64%), restaurantes e padarias (29%). Roupas e calçados representam 21%. A pesquisa aconteceu entre 06 a 21 de julho, com cerca de mil consumidores, em todo o Brasil.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, a expectativa de vendas para o Dia dos Pais é positiva e ajuda a economia local, principalmente os presentes de última hora.
“Apesar do momento econômico difícil, os filhos gostam de presentear os pais e temos esperança de que muitos irão comprar presencialmente, tomando os cuidados necessários, e valorizando as empresas municípios”.
O comércio de Cuiabá retomou o atendimento presencial e segue protocolos de biossegurança determinados pelos órgãos oficiais. “Os lojistas estão seguindo as medidas determinadas pelo poder público, oferecendo segurança aos consumidores, que também devem fazer a sua parte, tomando todos os cuidados”, alertou o presidente da ACC.
Ele destaca que existem opções de compras acessíveis para todos os bolsos. “As empresas querem se manter ativas e de portas abertas. Enquanto estiveram fechadas, muitas se reinventaram com alternativas eletrônicas e delivery para continuar sobrevivendo. Torcemos muito para que todas consigam recuperar os seus negócios daqui pra frente”, concluiu Alves.
Vendas
A pesquisa da Boa Vista apontou que os entrevistados apontaram como escolhidos para presentear o pai (46%), marido (29%) e sogro (7%). Quanto aos presentes, vestuários e calçados representaram 45% da intenção de compra, seguido de acessórios (17%) e perfumes/cosméticos (16%), já considerados tradicionais para presentear nesta data.
Para a maioria dos entrevistados, a predileção é pelo pagamento à vista (61%), com a utilização do cartão de débito por 41% dos consultados. Dentre os que preferem parcelar (39% dos entrevistados), 91% utilizarão cartão de crédito, e os demais encontram alternativas no cartão de débito programado (2%), carnê/boleto (7%) e cheque (1%).
Funcionamento do comércio em Cuiabá
Segundo o decreto nº 8.020/2020, as atividades do comércio em geral, varejista e atacadista, podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 17h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
Com informações da ACC