A empresária rondonopolitana Norma Gatto foi citada na revista Forbes, em homenagem ao Dia da Mulher Rural, comemorado em 15 de outubro. Norma está entre as 100 mulheres brasileiras apontadas pela publicação como as “Mais Poderosas do Agro”.
A revista fez a seguinte referência à Norma Gatto: “produtora de soja em Mato Grosso, não comanda entidades, não é pesquisadora e nem ganhou algum prêmio espetacular. No entanto, é uma figura presente em palestras e encontros nos quais ouvi-la é uma decisão sábia. Norma ganhou relevância como uma mulher que superou a morte do marido e transformou as três propriedades em referência de gestão e produção. Como muitas mulheres que hoje comandam sozinhas fazendas por todo o país. Segundo o IBGE, são 947 mil”.
Revista Forbes
Além dela, estão as mato-grossenses Carmen Peres, que é pecuarista; a zootecnista Fernanda Macitelli Benez, a presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz e a presidente do Indea, Emanuele de Almeida.
A dirigente do órgão, que é advogada, assumiu a presidência do Indea em janeiro deste ano. O órgão é responsável pelo controle sanitário e por monitorar o maior rebanho bovino brasileiro, com 30,9 milhões de animais.
“Na lista, a Forbes procurou selecionar representantes do movimento de mudança no campo. São mulheres que se destacam em diferentes setores do agronegócio: elas estão presentes na produção de alimentos de origem vegetal e animal, na academia, na pesquisa, nas empresas, em foodtechs, em consultorias, em instituições financeiras, na política, nas entidades e nos grupos de classe e, mais do que nunca, nas redes sociais”, destacou a publicação.