Mato Grosso conta com o maior número de usinas de biodiesel do país

Você está visualizando atualmente Mato Grosso conta com o maior número de usinas de biodiesel do país
De acordo com dados divulgados pela ANP, das 49 usinas de biodiesel espalhadas pelo Brasil, somente o Mato Grosso tem 17 unidades produtivas. (Imagem: Reprodução)

O estado do Mato Grosso possui o maior número de plantas de usinas de biodiesel em operação no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No total são 17 unidades produtivas em operação, sendo que no Brasil há um total de 49 usinas de biodiesel.

Dentre as 17 usinas, o estado conta com a unidade da Fiagril, localizada em Lucas do Rio Verde, que produz 200 milhões de litros do combustível renovável. A usina possui capacidade de 202 milhões de litros³ por ano, produzidos a partir de óleos vegetais, como o de soja. Diante da relevância da matriz produtora desse combustível, considerado uma fonte de energia mais limpa e renovável, o dia 10 de agosto ficou marcado como o Dia Internacional do Biodiesel.

De acordo com o CEO da Fiagril, Henrique Mazzardo, a data é representativa para marcar as intenções mundiais em reduzir a emissão de poluentes.

“São diversos pactos que pontuam essa importância de reduzirmos a emissão de CO2 E a Fiagril também está aliada a esse propósito, trabalhando sempre junto aos produtores rurais das regiões em que opera, para estimular o mercado, ao passo que viabiliza a ampliação dessa matriz energética, que é o futuro”.

Representatividade no mercado de biodiesel

O Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo, que é uma das melhores alternativas sustentáveis para substituir os combustíveis fósseis, que poluem as cidades e são um dos responsáveis pelas mudanças climáticas. O setor também contribui para a inclusão social com mais de 98% do volume comercializado proveniente de usinas com selo biocombustível social.

Ao todo, são 49 usinas produtivas de biodiesel no país. Em parâmetros nacionais, a produção obteve um crescimento de 8,7% em 2020, segundo dados da ANP. O que, em termos de capacidade instalada, significa 9,4% com consumo de 6,4 bilhões de litros.

Deixe um comentário