A colheita da segunda safra de milho já foi finalizada em 86,88% das lavouras do Mato Grosso até a última sexta-feira (24), é o que mostra o relatório divulgado pelo Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária). Tal crescimento representa avanço de 11,08 pontos percentuais em relação à semana passada.
De acordo com o levantamento, também foi atualizada as movimentações do preço do cereal no estado, que no mês passado teve média de R$ 31,58 a saca para a safra 2019/20 e R$ 30,06 a saca para a safra futura 2020/21. Valores 27,22% e 29,79% maiores em relação ao mesmo período da safra 18/19, respectivamente.
Segundo os analistas do Imea, “Muitos fatores vêm ditando a elevação no preço do cereal em Mato Grosso, contribuindo para os valores históricos apresentados no estado nos últimos meses. Dentre eles o maior processamento de milho por parte das usinas de etanol, a maior demanda pela pecuária, os altos patamares da moeda norte-americana e a alta exportação registrada no ano de 2019”.
Eles destacam ainda que, a tendência é de que o cereal mato-grossense pode ser sustentado nos próximos meses pelas expectativas de aumento na demanda pelo grão, principalmente para a produção de biocombustível dentro do estado.
Confira a íntegra do relatório no site do Imea.
Com informações do portal Notícias Agrícolas