Mato Grosso pode alcançar a maior safra de todos os tempos, aponta especialista

Você está visualizando atualmente Mato Grosso pode alcançar a maior safra de todos os tempos, aponta especialista
Foto: iStock/Mapa

Considerada uma das maiores produções de soja da história, o estado de Mato Grosso pode alcançar a maior safra de todos os tempos. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e avaliação do engenheiro agrônomo Luiz Nery Ribas, o total estimado pode ultrapassar o número de 37 milhões de toneladas.

A projeção para área plantada permaneceu em 10,84 milhões de hectares, assim como a previsão de produtividade foi mantida em 57,52 sacas por hectare, se as estimativas de concretizarem a safra será 3,76% superior em volume ao colhido na safra anterior, isso de acordo com o boletim divulgado na primeira semana de novembro deste ano, pelo Imea.

Para o engenheiro agrônomo Luiz Nery Ribas a atenção no momento é para as pragas. “Hoje, temos 100% da safra plantada e o principal cuidado e atenção está voltado às pragas, doenças e situações adversas. Por isso sempre aconselhamos a necessidade de ter um profissional acompanhando todo o processo”, explicou o consultor.

O Imea, ainda destaca que 95% dos fertilizantes comprados para aplicação nas lavouras já foram entregues nas fazendas, mesmo com os problemas relacionados à logística mundial e as restrições nas exportações dos principais produtores de fertilizantes, “sendo assim, a oferta está garantida para a safra 2021/22″, aponta o Instituto.

Situação da produção de soja no Brasil

A safra 2021/2022 deverá ter uma produção de 141,26 milhões de toneladas, segundo estimativas divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa um crescimento de 3,9% em relação à safra anterior, quando foram produzidas 136 milhões de toneladas do grão.

“De fato Mato Grosso continua um gigante na produtividade, se a média estadual está bem próxima a nacional, isso mostra o quanto somos importantes no mercado”, afirmou o coordenador de qualidade de Trading de commodities, o engenheiro agrônomo, Carlos Alberto de Souza.

Com informações Primeira Hora

Deixe um comentário