No Brasil, o estado do Mato Grosso (MT) é considerado como o “celeiro” do país, por ser líder na produção de soja, milho, algodão e criação de bovinos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estima que a região Centro-Oeste deve produzir 116,6 milhões de toneladas (45,1%) da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, em 2021. Entre as unidades acompanhadas pelo órgão, o MT lidera o ranking com uma participação de 27,4%.
Segundo o IBGE, há pelo menos cinco setores com grande potencial de crescimento nessa localização, entre eles estão a agroindústria e a piscicultura. Conforme reportagem publicada em 12 de julho deste ano, no portal MT Econômico, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), corresponde a 78,2% na agricultura, e 21,8% na pecuária do estado.
O aumento pela busca por produtos orgânicos pode ser considerado um grande motivador para a inclusão de práticas que se tornam grandes diferenciais dentro da produção e oferta do setor. A tecnologia também tem sido uma grande aliada tanto do mercado do agronegócio, como nos estudos.
O número crescente de startups focadas em serviços de soluções digitais para o campo, implementação de monitoramento, rastreamento da cadeia produtiva, e as fazendas verticais voltadas para o abastecimento de grandes centros urbanos, são uma prova dessa realidade.
Na área educacional ela também contribui. Os alunos do curso de Agronomia da UNIASSELVI por exemplo, têm disponível o aplicativo (app) de celular Leo App, que permite realizar inscrição, matrícula e posteriormente acesso aos conteúdos pedagógicos e avaliações. Disponível para os sistemas Android e iOS, o app não consome dados do pacote de Internet.
Profissional Agrônomo
O curso de Graduação em Agronomia (acesse aqui) Ensino a Distância (EAD) da UNIASSELVI, apresenta todas as etapas da agropecuária. Desde os conhecimentos necessários para plantio, criação de rebanhos, e comercialização da produção.
A profissão vai além do que acontece da “porteira para dentro”. Antes do preparo e cultivo do solo, por exemplo, é preciso ter entendimento sobre sementes, fertilizantes, defensivos e máquinas. Já sobre à criação de animais, as atividades envolvem cuidados com a alimentação, reprodução e saúde.
Pode-se dizer que o agrônomo atua diretamente em zona rurais, já que em grande parte é nesse ambiente onde se desenvolvem os produtos de origem vegetal e animal. O bacharelado é capacitado para atuar em todas as áreas da Agronomia com visão socioeconômica ampla, capacidade de comunicação e foco socioambiental.
Dessa forma, o acadêmico torna-se um gestor com habilidades para atender às demandas do desenvolvimento local, regional e nacional, preservando e melhorando o ambiente e os recursos naturais existentes. Além de coordenar e executar projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável com métodos e práticas agrícolas.
Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância, já que o aluno poderá contar com estudos online, encontros com um tutor capacitado uma vez por semana, e matriz curricular atualizada.