Meridian Mining assina contrato para aquisição do Projeto Cabaçal, no MT

Você está visualizando atualmente Meridian Mining assina contrato para aquisição do Projeto Cabaçal, no MT
Imagem: Freepik

A Meridian Mining anunciou na última quarta-feira, 26, que assinou um contrato de opção para adquirir 100% de participação beneficiária no Projeto Cabaçal Copper-Gold, no estado de Mato Grosso, (330 km a oeste de Cuiabá).

Segundo a empresa, o valor da aquisição foi um total de US$ 8,75 milhões em dinheiro e mais 4,5 milhões em ações da Meridian, que devem ser quitados ao longo de pouco mais de três anos, de acordo com marcos previstos no contrato. A Meridian possui ações de duas empresas privadas brasileiras Prometálica Mineração Ltda e IMS Engenharia Mineral Ltda.

O projeto Cabaçal está localizado no Cinturão do Alto Jauru, centro histórico da mineração de ouro e metais básicos. O depósito Cabaçal Cu-Au foi previamente minerado pela BP-M / RTZ como uma operação subterrânea rasa e seletiva de alto grau no final dos anos 1980 ao início dos anos 1990. 

Vale ressaltar que Cabaçal tem alvos adicionais para mineralização de Cu-Au-Ag e Zn-Pb-Ag não testados por perfuração e definidos por levantamentos geofísicos e geoquímica de fluxo de solo.

Em nota, Adrian McArthur, CEO e presidente da Meridian, afirmou que Cabaçal representa uma excelente oportunidade para o futuro da companhia. “Tendo ficado inativa em duas pequenas empresas privadas por tanto tempo, a empresa espera aproveitar os dados históricos de exploração da RTZ e da BP Minerals, e rapidamente pegue a mineralização de Cu-Au perfurada e mapeada de Cabaçal para uma declaração NI43-101 e, em seguida, para um estudo de viabilidade através de um programa direcionado de perfuração de preenchimento e confirmação e teste metalúrgico”, explicou.

Ainda de acordo com a nota divulgada pela empresa, “o extenso sistema mineral consiste em uma série empilhada de Cu-Au de mergulho raso lentes – uma geometria ideal para testar o potencial de desenvolvimento a céu aberto .Tais depósitos tendem a ocorrer em aglomerados e os levantamentos geofísicos e geoquímicos existentes indicam alvos claros na estratigrafia prospectiva ao longo do ataque.Garantir a tendência VMS Cabaçal de 30 km abre o potencial de desenvolvimento de recursos futuros e sucesso de exploração”, finalizou McArthur.

Deposito Cabaçal

A descoberta do Depósito Cabaçal tem suas origens na corrida do ouro da década de 1980, durante a qual empresas locais apoiadas pela BP International realizaram extenso mapeamento, geoquímica de rios e solos e perfuração de reconhecimento. que levou à descoberta do Depósito Cabaçal em 1983. O projeto operava como uma mina subterrânea produzindo 869.279 t a 5g / t Au e 0,82% Cu em quatro anos até 1991. A exploração regional pela RTZ e BP consistia em> 600 furos (70.000 m de perfuração), dos quais 406 furos foram feitos no Cabaçal.

Com informações do portal Junior Mining Network

Deixe um comentário