Um projeto inédito entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e a Bom Futuro vai capacitar mantenedores e encarregados por meio da Oficina do Futuro. A formação contempla profissionais da área de manutenção das fazendas de Campo Verde, Nova Mutum e Sapezal. A aula inaugural ocorreu na segunda-feira (19/10) nos três municípios.
“Para nós, esse momento marca a união do agronegócio com a indústria. E o Senai vem com toda sua expertise na transferência de conhecimento tecnológico para contribuir com a maior produtividade da agroindústria. É um projeto inédito e acreditamos muito na possibilidade de ampliação dessa parceria. Agradecemos a toda equipe e gestores da Bom Futuro que nos possibilitou estar aqui iniciando uma grande caminhada”, disse a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.
O Oficina do Futuro é um projeto pioneiro desenvolvido especialmente para atender as necessidades da equipe de mecânica. Com o objetivo de capacitá-los para atuar com a tecnologia, a conectividade do campo e maquinizar o desempenho e a performance dos equipamentos, o projeto promoverá a oportunidade deles desenvolverem novas habilidade técnicas.
“Quando falamos em máquinas e equipamentos agrícolas, a tecnologia chegou para ficar. (…) Estamos plantando hoje e, certamente, colheremos bons frutos”.
De acordo com o diretor da Bom Futuro, Leonardo Rossato, o programa visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
“Quando falamos em máquinas e equipamentos agrícolas, a tecnologia chegou para ficar. Essa importante profissão foi extremamente relevante para que a Bom Futuro chegasse onde chegou. Estamos plantando hoje e, certamente, colheremos bons frutos”.
A parceria exigiu que o Senai desenvolvesse novos produtos, inserindo e vocacionando profissionais com habilidades e competências para o projeto. Foram disponibilizados novos planos de curso, materiais didáticos e equipamentos para atender a demanda de forma customizada.
“Trabalhamos em todos os temas para que a nossa equipe aprenda tudo o que for necessário para o desenvolvimento do nosso negócio. Quero agradecer a todos que se empenharam, especialmente ao Senai por ter feito toda a junção, o trabalho e entender o que a gente necessitava. Foi feito com todo o coração para que a evolução atinja a todos”, disse o diretor da Bom Futuro, José Vengrus – o Zezão.
Oficina do Futuro
O programa conta com três pilares: formação dos mecânicos – um módulo nivelador com o objetivo de equalizar as competências na área de mecânica e elétrica e habilitar os profissionais a avançarem para módulos mais específicos como manutenção de implementos, tratores, colhedoras de grão e algodão.
O segundo pilar é a formação dos encarregados, que vai transferir mais conhecimento na parte de gestão de custos, planejamento da manutenção e lideranças de pessoas. O terceiro pilar reúne competências técnicas no chão da oficina, com orientações de profissionais do Senai MT atuando junto com os da Bom Futuro para melhorar o desempenho na rotina diária da oficina.
“Visitamos as principais fazendas do grupo e percorremos o processo de manutenção para entender as necessidades práticas que a empresa tem para melhorar a qualidade técnica da equipe. Nosso objetivo é melhorar desempenho operacional da equipe e dos processos de manutenção das oficinas”, explicou o gerente de educação do Senai MT, Carlos Braguini.
Segundo o mecânico Júlio Cesar de Souza, a teoria vai contribuir para aprimorar o conhecimento empírico.
“É satisfatório estar em uma empresa que tá me proporcionando um curso que antes não podia ter, porque comecei a trabalhar cedo, sem conhecimento. Agora tenho a oportunidade de agregar mais, render mais e isso é gratificante. O projeto veio trazer um futuro melhor pra todos”.
O evento contou com a palestra do Victor Sakitani e com a apresentação cultural da Orquestra do Sesi MT. Também participaram da aula inaugural em Campo Verde o gerente regional da Bom Futuro, Olimar Gottens, o gerente de Aglomerado Edmilson Amim, o coordenador de Recursos Humanos Daniel Lourenço, o professor Valvite Junior e a gerente do Senai Rondonópolis Deisi Rhoden.
Com informações da Ascom Senai MT