Procura por óleo de soja produzido em MT aumenta devido escassez de óleo de girassol

Você está visualizando atualmente Procura por óleo de soja produzido em MT aumenta devido escassez de óleo de girassol
Reprodução

A guerra na Ucrânia e Rússia impactou no aumento na demanda internacional por óleo. A Ucrânia produz e exporta óleo de girassol e, agora, com o conflito, os países que consomem o produto em grande escala, como a China e Índia, estão buscando alternativas e uma delas é o óleo de soja.

Os preços de óleo de soja apresentaram aumento de quase 15% % na primeira quinzena deste mês em relação à média de fevereiro, segundo o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O valor se refere ao período da primeira quinzena deste mês comparado com a média registrada em fevereiro deste ano.

A valorização do óleo de soja mato-grossense se deve à guerra entre a Rússia e Ucrânia. Os dois países representam, juntos, 77,2% das exportações mundiais do óleo de girassol.

Sem o produto disponível no mercado, a oportunidade foi aproveitada pelos produtores mato-grossenses que comercializam o óleo vegetal.

As exportações brasileiras de óleo de soja representaram 28,3% do total das importações, de janeiro e fevereiro deste ano, com destino à Índia, quando comparado com o registrado no ano passado.

Com a alternativa ganhando destaque, o Imea projeta que, caso a guerra continue por mais tempo, os países consumidores devem sustentar as cotações dos próximos meses deste ano.

Os principais países compradores do óleo de girassol são a Índia e a China. Os dois migraram o consumo para o óleo vegetal fornecido pela América do Sul, com foco no Brasil, o que fez aumentar os preços comercializados.

Com informações G1

Deixe um comentário