A pandemia causada pela Covid-19 afetou o mundo de diversas formas e ocasionou uma crise econômica. Devido a isso, um grupo de universitários apostou no auxílio a micro e pequenas empresas para encontrar uma saída da “coronacrise”. O projeto disponibiliza consultorias rápidas e gratuitas por meio da captação de doações, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas que acreditam no projeto.
Com foco em contingenciamento de custos, oportunidades de crescimento, gestão e comunicação, as consultorias, todas realizadas on-line, são oferecidas por empresas juniores participantes.
“Nesse cenário de crise, a gente quis dar auxílio aos micro e pequenos empresários que tiveram seus negócios afetados, não viam como pagar suas, manter funcionários, ou seja, sair da crise. Existem caminhos para a saída e nós tentamos auxiliar os empresários nessa direção, com a perspectiva da mudança do mercado após a pandemia”, disse Ana Beatriz Cesa, presidente da plataforma Unidos Pelo Brasil.
De acordo com o grupo, as consultorias são prestadas gratuitamente e se mantêm por meio de doações, que em Mato Grosso está em R$ 2,3 mil. No estado, 11 micro ou pequenas empresas participam do projeto.
No país, cerca de 100 empresas já receberam mentorias e outras 500 estão selecionadas para participar do programa. A doação angariada até o momento seria de R$ 95 mil.
Segundo a empreendedora Ana Beatriz Cesa, as consultorias ocorreram em diversas áreas, com foco na redução de custos, pagamento das dívidas e a retomada de negócios. Porém, caso a demanda da empresa seja muito específica ela poderá ter que pagar pela consultoria de nicho.
“O empresário entra em contato com a gente, gratuitamente, e vamos analisar a situação da empresa; se demanda depender trabalho um especializado, aí o interessado que terá que pagar por esse serviço, que poderá ser negociado com ele. Mas, a nossa intenção a incentivar o micro e pequeno empresário, foi pra isso que lançamos o projeto”, pontua.
O foco do programa é apresentar estratégia de crescimento num cenário de pandemia, por exemplo, como reduzir o impacto da crise com as vendas de fim de ano.
Com informações do portal O Livre