Rodovia Rota do Oeste em Mato Grosso recebe carregadores elétricos

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Já famosa pela importância no agronegócio, a rodovia agora é destaque com a tecnologia. (Divulgação)

Com o aumento da circulação de carros elétricos pelo Brasil, vem a demanda pelos postos de abastecimentos para esses veículos. Pesquisas mostram que, até agosto de 2021, foram emplacados mais veículos elétricos do que em todo o ano passado. Com isso, as estradas precisam se adaptar. E a primeira rodovia do Brasil a ter essa autonomia no Centro-Oeste passou a ser a Rodovia Rota do Oeste em Mato Grosso, com seis postos.

Em parceria com a concessionária Rota do Oeste, a empresa brasiliense Effix Engenharia foi a responsável pela eletrificação da BR-163, que engloba 855km entre Sinop e Itiquira, no Mato Grosso

Já famosa pela importância no agronegócio, a rodovia agora é destaque com a tecnologia. Os pontos de recarga ficam nos municípios de Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande/Cuiabá, Diamantino, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Por enquanto, e sem data para acabar, não há custo para recargas por parte dos usuários. 

De acordo com a Effix Engenharia, os equipamentos instalados são da EVLink smart, de última geração da Schneider Electric, com tipo de recarga semi rápida de 22kW AC, acessíveis por aplicativo. Com ele, é possível consultar o status de cada carregador, agendar a recarga, identificar se o equipamento está ocupado ou disponível, se está em funcionamento e ainda a chance de uma reserva do ponto de recarga com até 15 minutos de antecedência.

“O aplicativo é um ‘up’ do projeto, deixa o usuário mais tranquilo e com a certeza de que poderá fazer o carregamento dentro do tempo planejado, sem precisar esperar por duas horas, caso tenha alguém utilizando o totem quando ele chegar”, explica o diretor de Engenharia da Effix, Daniel Bermudez .

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