A Secretaria Municipal de Cultura está realizando desde a terça-feira (11), o primeiro mapeamento cultural de Rondonópolis. O cadastro visa mapear as instituições que desenvolvem ações culturais no município para fomentação e também facilitar o processo no auxílio emergencial do Governo Federal da Lei Aldir Blanc.
Intitulado de Pontos de Cultura em Rondonópolis 2020, o levantamento permite o cadastro de pessoa jurídica com e sem fins lucrativos, entre eles espaços artístico e culturais, micro e pequenas empresa culturais, cooperativas de arte e cultura, associações culturais, coletivos culturais, e grupos artísticos.
O formulário é online e pode ser preenchido em poucos minutos com as informações básicas como razão social, CNPJ, nome fantasia, categoria, endereço, telefone, data de criação, quantidade de membros, relação de atividades desenvolvidas, dificuldades e necessidades enfrentadas, área de atuação e principais realizações ou participações nos últimos dois anos.
O formulário também possui espaço para anexar material de divulgação e documentações impressas.
Lei Aldir Blanc
A Lei federal nº 14.017/2020 prevê auxílio emergencial para trabalhadores e espaços culturais afetados financeiramente pela pandemia da Covid-19, garantindo um repasse de R$ 3 bilhões de recurso da União a ser distribuído entre os Estados, Distrito Federal e municípios.
Com informações da Ascom da Prefeitura de Rondonópolis