Com o título de maior rebanho bovino do país, o estado de Mato Grosso, conta, atualmente, com o plantel de 31,7 milhões de cabeças de gado, respondendo por 14,8% do rebanho nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante deste panorama, a necessidade de capacitação de mão de obra só aumenta.
Conforme apontam os dados, o rebanho de bovinos mato-grossense aumentou, consideravelmente, em relação ao ano passado. Segundo índices do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) houve crescimento de 645,38 mil cabeças no período de um ano.
Com o objetivo de atender essa demanda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais oferta cerca de 20 treinamentos voltados, especificamente, para a cadeia produtiva da bovinocultura. Dentre eles, estão os treinamentos de avaliação de carcaça bovina, alternativa de alimentação para bovinos no período de seca, doma e preparação de bovinos para exposição.
Buscando aprimorar seus conhecimentos, a estudante Renata Lunardi Begnini, procurou o treinamento de manejo de gado de corte ofertado pelo Senar-MT em parceria com Sindicato Rural de Nova Mutum. “Aprendi como agir no dia a dia, por meio de estratégias de manejo eficientes que podem me auxiliar no mercado futuramente”.
Para o pecuarista Fabiano Zanuzo, o treinamento foi uma necessidade de aperfeiçoamento. “Com os conhecimentos adquiridos, pretendo aumentar a qualidade e a produtividade do rebanho”. Fabiano acrescenta que o curso foi uma oportunidade de entender e aprofundar a atividade que desempenha diariamente.
Com informações do Estadão Mato Grosso