Santa Cruz do Xingu e São Félix do Araguaia estão aguardando a inauguração de seus Núcleos Avançados de Capacitação (Nac). A previsão é que a entrega ocorra ainda em 2021. Outros dois municípios: Matupá e Apiacás estão com as estruturas em fase final de construção. As entregas das obras estão previstas para janeiro de 2022.
A última inauguração de Nac em Mato Grosso ocorreu neste mês de novembro em Tapurah. A cerimônia contou com a presença de lideranças do Sistema Famato, do setor agropecuário e autoridades locais.
O Presidente do Sistema Famato, Normando Corral destaca que tem um sentimento de alegria ao inaugurar os Nacs. Como produtor rural, ele conta que sabe da importância de ter um local adequado para a realização de cursos. “O papel do Senar-MT é absorver conhecimento e multiplicá-lo para os produtores rurais a fim de que possam utilizá-lo em seu trabalho no campo e também acompanhar o dinamismo do avanço tecnológico”.
O superintendente do Senar-MT Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Paulicéia, destaca que os Sindicatos Rurais junto com os produtores rurais precisam usar o Senar-MT para capacitar e qualificar pessoas. “Uma pessoa qualificada tem condições de tirar o máximo destas máquinas e equipamentos cada vez mais modernos que estão chegando ao mercado”.
Infraestrutura – A estrutura é composta por salas de aula, cozinha industrial equipada para receber qualquer tipo de treinamento de transformação e industrialização de alimentos, banheiros e ar condicionado. Mais do que isso, o Nac tem uma área externa adequada para receber máquinas e equipamentos para as aulas práticas dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais.