Ao poucos, as atividades turísticas vêm retomando seu ritmo em meio à pandemia da Covid-19. Em Mato Grosso, cada município segue legislando sobre a abertura ou fechamento das atividades.
Para auxiliar na acessibilidade de informações e troca de experiências, o Governo de Mato Grosso realizou na quarta-feira (19.08), a última live do projeto MT Unido para Superar | Turismo com o tema “Vendas Online para Agenciamento”.
Para o secretário adjunto de turismo, Jefferson Moreno, essa ação do Governo teve temas pensados e selecionados com a intenção de contribuir e fazer com que essas informações cheguem ao maior número de pessoas possível. “Eu tenho certeza que o turismo vai se recuperar e representar maior percentual ainda do PIB nacional, temos potencial para isso” disse.
Com as mudanças e novas exigências do mercado, empresas e clientes tiveram que se adequar ao mundo on-line. Para contornar a crise, adaptar-se ao e-commerce, marketplace e programa de afiliados tornou-se ainda mais necessário.
A agente de viagens Gabriela Neiva contou um pouco sobre o projeto “Integração Trade”, que reúne um grupo de agências de viagens e foi criado com a intenção de fortalecer os profissionais fragilizados.
Atualmente com 1.400 inscritos, o Integração colabora no auxílio para esclarecer temas técnicos para os agentes, além de dar treinamentos de marketing, financeiro, intercâmbio, seguros e a assessoria jurídica.
“A união faz a força, antes quem era meu concorrente hoje me ajuda a melhorar, e vice e versa. Vamos vencer esse momento unidos”, afirmou Gabriela.
Para Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o Sebrae MT foi fundamental na hora de elaborar pesquisas para o mercado de turismo. “São mais de 70 mil agências e com esse auxílio conseguimos ter essa amostragem com as associadas da Abav, que auxiliaram imensamente na forma dos próximos passos para a venda online. É um novo cenário”, pontuou.
Criar conteúdo e entreter as pessoas com assuntos relacionados a viagens é extremamente importante nas redes sociais das empresas, assim como tirar dúvidas, compartilhar curiosidades e dicas sobre destinos. Esta é a análise de Graziani Diego Menegatti, analista de negócios e especialista em Marketing Digital.
A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Adjunta de Turismo, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e apoio da Secretaria de Estado de Comunicação.
O encontro foi mediado pelo turismólogo e Mestre em Geografia André Ribeiro e a empresária e especialista em Turismo, Rejane Pasquali, âncora dessa edição.
Com informações do portal Minuto MT