Na última semana ocorreu em Cuiabá-MT o Seminário Regional Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, etapa Centro-Oeste, realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na oportunidade foi feita a entrega de maquinários agrícolas às comunidades indígenas de Mato Grosso. Ao todo foram entregues 14 tratores, 14 grades aradoras e 14 carretas agrícolas, somando um investimento de cerca de R$ 2,6 milhões.
Segundo o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, a entidade apoia as produções agrícola e pecuária nas aldeais e está à disposição para contribuir neste desenvolvimento. “Se os índios querem produzir, eles deveriam poder dentro de suas reservas. Mas sabemos que, para isso, ainda é necessário estabelecer uma legislação específica para o uso dessas áreas já que a legislação atual restringe”, afirmou.
O Sistema Famato, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), faz trabalhos de capacitação com os indígenas. A Cooperativa Agropecuária do Povo Indígena Haliti Paresi (Coopiparesi), de Campo Novo do Parecis, por exemplo, recebe treinamentos do Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural do município. Em julho deste ano, representantes da cooperativa estiveram na Famato buscando estreitar o relacionamento com a entidade para ampliar os serviços de qualificação aos índios cooperados.
“As aldeias ou as cooperativas indígenas que quiserem produzir terão o Senar-MT como um grande aliado para isso. Temos mais de 350 curso e assistência para disponibilizar às comunidades indígenas. Basta procurar o Sindicato Rural mais próximo e solicitar os treinamentos”, informou o superintendente do Senar-MT, Chico Castro.
Com informações Ascom Famato