Uso de tecnologias espaciais na cadeia agroindustrial será debatido na próxima semana

Você está visualizando atualmente Uso de tecnologias espaciais na cadeia agroindustrial será debatido na próxima semana
Divulgação

Estudos de casos e soluções inovadoras baseadas no uso de tecnologias espaciais estarão em pauta durante o evento Agro: tecnologias e aplicações espaciais, que ocorre na terça-feira (24/05), das 8h às 20h, no Centro de Eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cuiabá. Programação conta com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Inscreva-se gratuitamente aqui.

A ideia é inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro, e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e ao desenvolvimento do setor de forma sustentável. Além de mostrar os benefícios advindos dessas tecnologias e de suas aplicações a diferentes camadas da sociedade.

A realização é da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Senai.

“A AEB tem buscado entender as necessidades de cada segmento e como as aplicações satelitais podem auxiliar na melhoria do desempenho e em processos mais eficientes. O agronegócio, sem dúvida, poderá fazer uso dessas aplicações, aumentando a produtividade, reduzindo a quantidade de insumos, otimizando processos e consequentemente impactando positivamente no custo de suas operações”, afirma o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Paulo Barros.

Considerando que o Brasil é uma potência no setor do agro, a realização do evento, com ênfase na melhoria das práticas agrícolas, é primordial para montar uma agenda com soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor. Entre essas soluções, pode-se citar a Constelação Catarina (o emprego de nanossatélites para aplicação nos setores da defesa civil e do agronegócio), tema de uma das palestras ministradas pelo diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Cristiano Trein.

A AEB falará de temas importantes para o setor, como a palestra de Paulo Barros, com o tema “O Novo Agro”, e do coordenador de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da DIEN/AEB, Henrique Nascimento, que irá participar de painel com o tema “Inteligência estratégica e novos negócios no setor espacial: possibilidades com o agro”.

O painel Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Agro – reconhecida pela indústria como uma das mais eficazes ferramentas para aceleração de performance e eficiência do setor –  conta com a participação do presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, e do presidente dos Conselhos Temáticos de Inovação e da Agroindústria (Cointec e Coagro) da federação, Silvio Rangel.

Para Gustavo, atualmente, em um mercado cada vez mais marcado pela competitividade, manter a empresa alinhada com as novas tecnologias e conceitos pode ser um grande diferencial competitivo, capaz de melhorar significativamente inúmeros aspectos das suas rotinas.

“Tecnologias avançadas para indústria são uma realidade cada vez mais presente e para manter uma empresa competitiva nesse cenário, é importante estar por dentro do que há de mais novo em tecnologia industrial e este evento é uma oportunidade para isso”.

Acesse a programação completa aqui.

Serviço:
Evento Agro: tecnologias e aplicações espaciais
Data
: 24 de maio de 2022 (terça-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Eventos do Senai Cuiabá
Inscrição aqui.

Com informações Ascom Fiemt e AEB

Deixe um comentário