A verticalização das cidades tem se tornado uma tendência em Mato Grosso. A região Norte do estado segue em um processo constante de crescimento. A cidade de Nova Mutum, localizada a 240 km de Cuiabá, é um dos municípios que compõem a lista de avanço e começa a fazer parte deste do desenvolvimento do setor de construção civil.
O processo de verticalização, inerente às cidades mato-grossenses, aparece como principal elemento de diversificação do espaço, visto que a verticalização pode trazer várias vantagens como por exemplo: crescimento imobiliário e criação de empregos.
Há cerca de um ano instalada em Nova Mutum, a Construtora União aposta no potencial de crescimento da cidade que pode atrair e fomentar o mercado imobiliário.
“O Grupo União já atua no interior há algum tempo. A escolha de Nova Mutum para a expansão é em função da localização ótima da cidade que está em eixo, próxima à municípios em desenvolvimento e também perto da capital. O plano diretor diretor de cidade é muito organizado. O avanço do agronegócio em constante processo de avanço faz de Nova Mutum um município muito promissor”, revelou Wesley Oliveira, sócio da empresa.
O processo atrai demais empresas voltadas à construção civil. A Elevaenge que atua há cerca de 30 anos no mercado levando a mais alta tecnologia em elevadores e escadas rolantes também atua na região Norte de Mato Grosso. A companhia se posiciona estrategicamente, e acredita no pleno desenvolvimento de Nova Mutum.
“A nossa empresa busca sempre levar o que há de mais tecnológico no segmento de elevadores. Estamos há três décadas levando qualidade e conforto aos nossos clientes e parceiros. Nova Mutum é uma cidade onde a nossa empresa tem trabalhado para contribuir com o avanço. Recentemente, entregamos dois elevadores em um prédio residencial. Os equipamentos da mais alta tecnologia com sistema de resgate automático em caso de queda de energia e muito mais. O município vive há cerca de 10 anos em pleno crescimento e verticalização e a nossa empresa seguirá fazendo parte deste desenvolvimento”, destacou Carmindo Figueiredo, diretor comercial da Elevaenge.
A verticalização do espaço urbano representa um avanço na forma de construir e, claramente, afeta a dinâmica de acumulação e reprodução do capital nos setores da construção civil e do mercado imobiliário.
O processo de verticalização se constitui num processo que resulta da produção do espaço urbano, e permite uma otimização no uso da infraestrutura urbana. Além disso, a verticalização das cidades impôs uma nova forma de ver e morar nas cidades.