Começou nessa sexta-feira, dia 16 de setembro, uma expedição no Rio Araguaia, em Goiás, para registrar o reflexo da ação do homem após o período da alta temporada. O intuito do projeto, apoiado pelo Sicoob Coopercred, é conscientizar as pessoas da necessidade da coleta e destinação correta do lixo nas praias e nas margens do rio, além de mapear áreas de desmatamento e queimada.
A ação, que ocorre pela segunda vez, também vai registrar as belezas naturais da fauna e da flora no Rio Araguaia. O trabalho será feito pela equipe Brutus Caiaqueiros de Goiás, com o auxílio de câmeras, drone e celulares. O percurso com os caiaques será de 120km, com início em Bandeirantes, no município de Nova Crixás, passando por Luiz Alves e a equipe vai encerrar a expedição na região do Fio Velasco, em São Miguel do Araguaia.
As imagens coletadas serão editadas e divulgadas posteriormente para providências dos órgãos responsáveis, e ainda haverá, na medida do possível, a coleta do lixo encontrado pela equipe. O projeto evidencia um dos princípios cooperativistas de interesse pela comunidade, com uma ação para manifestar a importância do cuidado com a natureza, a responsabilidade com o meio ambiente e conscientizar as pessoas.
O Rio Araguaia é um dos mais importantes do Centro-Oeste, considerado também como um dos mais piscosos da região e que durante os meses de junho a agosto atrai uma multidão de turistas de todas as partes do país para as suas praias, formando enormes acampamentos onde a diversão é farta, e nem sempre o respeito à natureza tem espaço.