A Copel Telecom adquiriu do Grupo ABL todas as ações do provedor de internet Nova Fibra, com sede no Paraná e presença em São Paulo e Mato Grosso. Embora o valor da transação com Agnaldo Lopes, doado pelo grupo, não tenha sido revelado, estimasse que a quantia do negócio seja de R$ 500 milhões.
Fortalecida ainda mais e com 50 mil quilômetros de fibras ópticas, a Copel atuará como provedora de uma rede neutra (oferecida a qualquer empresa). Em algumas localidades, sua infraestrutura complementará a rede neutra da Oi, em outras, competirá. À venda ou controle da V.tal para fundos do BTG e GlobeNet, ou que ainda dependa de aprovações regulatórias.
Com esta aquisição, as empresas da Copel Telecom foram lastreadas em R$ 6 bilhões. Além da Copel, ou grupo formado pela Sercomtel, Horizon e agora Nova Fibra, sob o controle da fazenda Bordeaux, do empresário Nelson Tanure, desde agosto de 2021.
A conclusão do negócio depende do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com informações Valor Econômico