O Efeito Indústria: Conheça Nova Marilândia

No momento você está vendo O Efeito Indústria: Conheça Nova  Marilândia
Estudos apresentados pelo Observatório da Indústria - Fiemt mostram o efeito indústria que impacta positivamente a sociedade. (Imagem: Rawpixel)

Os avanços recorrentes da era tecnológica são vistos em diferentes esferas da sociedade. Um exemplo disso são as inovações no setor alimentício, que em defesa da sustentabilidade, se modificam com a confecção de produtos com impactos ambientais reduzidos. 

Embalagens de eucalipto, embalagens de batatas e uvas e até mesmo embalagens de fungos são exemplos dessa mudança de paradigmas. Essas, e tantas outras inovações, decorrem do avanço das indústrias, que aliado à revolução tecnológica, impactam na vida das pessoas, mudando comportamentos e transformando realidades. Esse é só um exemplo de ação da evolução da indústria, que não atinge somente o setor, mas todo o seu entorno.  

O Observatório da Indústria, setor da Fiemt, responsável por produzir informações estratégicas capazes de subsidiar decisões e contribuir com o desenvolvimento industrial em Mato Grosso, apresenta pesquisas significativas sobre a atuação das indústrias no estado de Mato Grosso.

Neste artigo, serão apresentados dados sobre a cidade de Nova Marilândia, que fica aproximadamente 250 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, e tem potencial econômico, referente à indústria, que beneficia a cidade, os moradores e o estado em geral.  

Antes, um panorama geral sobre a atuação da indústria em outras cidades do MT. Os municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande são os que possuem o maior número de estabelecimentos do setor de alimentos. Juntos, esses três municípios comportam mais de 30% de um total 1.090 estabelecimentos existente no estado. Por outro lado, quando o foco da análise é o número de funcionários, Lucas do Rio Verde (5.559); Várzea Grande (5.307) e Rondonópolis (3.520) seriam os municípios mais importantes da indústria de alimentos, em que de um total de 51.876 funcionários. 

Em Nova Marilândia, o número de habitantes é de 3.133. Dessa quantidade de moradores, um representativo de 71,34% dos empregos é decorrente de indústrias. Em especifico, o segmento alimentar corresponde a 1.139 (63,88%) pessoas empregadas. Nessa análise não estão os empregos indiretos (limpeza, segurança, transporte) e induzidos (renda das famílias) que também são contemplados. 

Quando se contempla o Quociente Locacional (QL), um indicador que considera o peso relativo de uma atividade em relação às outras atividades, a percepção sobre atividade industrial de Nova Marilândia, apresenta o QL de 4.15 e participação na atividade 71,34%. Os dados se se confirmam no mapa abaixo, representado pelo município mais em azul. Colocar comparativo  

nova
 Representação do QL da cidade de Nova Marilândia – MT 

Os municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande são os que possuem o maior número de estabelecimentos do setor de alimentos. Juntos, esses três municípios comportam mais de 30% de um total 1.090 estabelecimentos existentes no estado. Por outro lado, quando o foco da análise é o número de funcionários, Lucas do Rio Verde (5.559); Várzea Grande (5.307) e Rondonópolis (3.520) seriam os municípios mais importantes da indústria de alimentos, em que de um total de 51.876 funcionários. 

É possível perceber como a indústria fortalece a economia do município, uma vez que, a geração de empregos, de renda, está diretamente ligada à atividade industrial da cidade, sendo vital para a movimentação da economia local. É o efeito indústria que impacta positivamente a sociedade, e esse foi um dos estudos apresentados pelo Observatório da Indústria – Fiemt.

Com informações Ascom Fiemt

Deixe um comentário