Programa Ativa Juventude da Fundação Raízen atende estudantes de Rondonópolis

Você está visualizando atualmente Programa Ativa Juventude da Fundação Raízen atende estudantes de Rondonópolis
Divulgação

A Fundação Raízen, que promove autonomia, protagonismo e cidadania para crianças e adolescentes em várias regiões do País, chega a Rondonópolis (MT). A instituição, ligada à empresa Raízen, que conta com um terminal de distribuição de combustíveis na cidade, passa a atender, por meio do programa Ativa Juventude, jovens que atualmente estão no 9º ano do ensino fundamental, das escolas estaduais Antônio Guimarães Balbino e Odorico Leocádio da Rosa. 

Ao todo, mais de 50 adolescentes passarão por um processo pessoal e imersivo.

“Nossa metodologia, fundamentada no desenvolvimento de competências socioemocionais, impulsiona jovens a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais”, explica Fernanda Ferraz, gerente de Performance Social da Raízen. 

O programa funciona de forma híbrida, com atividades presenciais e à distância. A trilha de aprendizagem envolve temáticas trabalhadas semanalmente, por meio de vídeos, leituras, conversas on-line e atividades em grupo, com o apoio de educadores que os auxiliam ao longo de toda a jornada de aprendizado. 

Durante o programa, os jovens têm acesso a temas como direitos humanos e participam de atividades que permitem o mapeamento de habilidades individuais e caminhos profissionais, tais como: ensino superior, ensino técnico ou empreendedorismo. Tudo isso, para que os estudantes possam compreender melhor como será o futuro do trabalho e, ao final do programa, tenham adquirido conhecimento para organizar melhor suas rotinas e montar um plano de ação para o alcance de seus objetivos profissionais.  

“As atividades contribuem para o desenvolvimento de uma relação mais saudável do jovem consigo mesmo, com sua família, a comunidade em que vive e o meio ambiente”, esclarece Fernanda. 

Além de estimular o protagonismo, o programa Ativa Juventude pretende contribuir para a diminuição da evasão escolar. De acordo com um levantamento da organização Todos Pela Educação, durante a pandemia de Covid-19, o número de crianças e de adolescente que deixou de estudar aumentou 171%. O estudo mostra ainda que 244 mil crianças de 6 a 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. 

A Fundação Raízen segue em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e oferece educação de qualidade para crianças e jovens, promovendo oportunidades de aprendizagem. Atualmente, mais de 1.500 crianças e adolescentes são atendidos pela instituição por meio dos programas Ativa Infância e Ativa Juventude, em mais de 20 municípios espalhados pelo Brasil e, no último ano, mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelas ações da instituição. A Raízen, sua principal mantenedora, se comprometeu a levar os programas da Fundação Raízen para seus territórios de atuação até 2030. 

Sobre a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia. Por meio de tecnologias avançadas, a empresa busca o protagonismo na transição energética, ampliando seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante. 

Com um time de 40 mil funcionários, a empresa opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Sua capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. 

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 20´21 a empresa comercializou 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos. A raízen está entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Deixe um comentário