Se você tem um pequeno negócio e quer vê-lo crescer, há estratégias simples de gestão que podem render bons frutos. Administrar bem um empreendimento não é um bicho de sete cabeças, e nem todas as estratégias de gestão envolvem altos investimentos para darem certo.
Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduado em gestão em Harvard, Flavio Maia destaca a importância do pontapé inicial de um negócio, algo que exige uma postura decisiva para os demais passos no caminho desse empreendimento.
Para começar e, depois, gerir uma empresa, a atitude do empreendedor pode determinar sucessos e fracassos: “Se você é empreendedor, tem um ponto importante: a coragem de começar. Então, precisa ser determinado, estabelecer metas e buscá-las diuturnamente. Pode sonhar grande, mas vá passo a passo, conquistando e subindo os patamares”.
Entre muitas atitudes e características fundamentais para quem busca o sucesso nos negócios, elencamos quatro dicas de gestão e, com a ajuda de Maia, destacamos medidas simples que podem fazer a diferença na administração de sua empresa.
1) Escolha bem as pessoas e saiba delegar
Tenha ao seu lado quem acredita no negócio, ou seja, busque pessoas que tenham um perfil empreendedor. Essas pessoas se dedicam ao seu negócio como se fosse delas. Assim, você também ficará mais seguro para outro ponto primordial: delegar. Mesmo que você tenha um pequeno empreendimento, você não vai conseguir fazer tudo. Se não consegue abrir mão desse controle, o crescimento da empresa pode se tornar insustentável. Conte com pessoas que agreguem e que vão ajudar você a desenvolver o negócio.
2) Trabalhe em equipe e estabeleça metas
Aprenda a dividir para multiplicar. Sua empresa precisa vender e, para isso, você tem de incentivar e motivar quem trabalha com você. Saiba estabelecer metas de vendas (individuais e coletivas). Ou seja, defina objetivos que sejam atingíveis – cuidado com as metas impossíveis que podem desmotivar a equipe. Estipule desafios que mantenham o time engajado para vencê-los.
3) Se você tem uma ideia, faça! Não espere
Se você tem uma ideia para melhorar seu negócio, não perca tempo. Coloque em prática, mesmo que a execução, em um primeiro momento, não seja absolutamente perfeita. Dar o primeiro passo é decisivo e, a partir dele, avalie eventuais equívocos, ajuste a estratégia e evolua. É um caminho, por exemplo, para quem ainda resiste a entrar com tudo no universo digital. Se sua empresa ainda não está online (seja por whats, site ou redes sociais), comece! Aos poucos, vá aprimorando.
4) Separe seu negócio da sua vida
Esse é um ponto fundamental: o caixa da sua empresa é somente da sua empresa, ou seja, deve ficar totalmente separado de suas finanças pessoais. Misturar tudo significa aumentar a chance de perder o controle financeiro do seu negócio. Quando a empresa é pequena, esse é um erro muito comum, que acaba por gerar problemas nos dois orçamentos – tanto em casa quanto no negócio.
Com informações G1